À procura de um sentido



Sagitário é o nono signo do Zodíaco, sociável, exploratório e interessado em captar alvos que estimulem o movimento no mundo externo. Como é também um signo de qualidade mutável, sua função é disseminar - no caso a transformação realizada no signo anterior, Escorpião - e adaptar as mudanças com versatilidade e compreensão pelas diferenças existentes nos vários grupos humanos. Para adaptar as verdades relativas, ele busca outras paisagens, pois necessita descobrir o que é comum e verdadeiro para muitos agrupamentos e não apenas a alguns. È um signo que produz pessoas com grande potencial para filosofia, justiça e antropologia. Por ser um divulgador e explorador nato, o Sagitário tem como símbolo a flecha que procura um sentido que será divulgado, ampliando assim a percepção alheia, resgatando princípios universais e superando a visão tacanha da vida.

Signo de elemento Fogo é movido pela inspiração e pela intuição. Por isso, dizemos que Sagitário coloca sua inspiração a serviço de grandes causas sociais, em busca de um sentido que faça as pessoas reunirem-se e expandirem sua vida. O Sagitário tem o espírito de um geógrafo, que descobre novas paisagens - naturais ou imateriais - integrando-as para a melhoria da sociedade. Entre as profissões, encontramos, portanto, muitos adeptos das aventuras e descobertas, das explorações, e também muitos publicitários, editores. Signo de comunicação, o Sagitário ensina o que sabe - mesmo que nem sempre cumpra em sua própria vida os ensinamentos que espalha em suas andanças pelo mundo.

Sagitário é representado pela figura de um centauro, o que aponta para a qualidade humana e animal que tem dentro de si, em perpétua contradição, que afinal de contas é o que o move na vida. Ao ceder aos desejos que animam seu jeito de viver, entusiasta e positivo, pode se exceder. Dá livre curso a suas vontades, beirando o excesso, pois quer experimentar e explorar o que for possível desta vida. Instável, prefere a mudança, a variedade - o que complica as relações mais duradouras. Seu lado animal pende para a satisfação imediata e positiva dos desejos sensuais, enquanto seu lado humano procura entender essas contradições, podendo encontrar um sentido mais amplo e superar as próprias limitações e desejos descompassados através de uma prática espiritual que o leve à moderação.

Contudo, o Sagitário convive e cria em meio a esta dialética que é representada pelo centauro-chefe, Quíron, o mestre-filósofo que tentava curar também as dores alheias tratando de sua ferida incurável. Sagitário irá testar o sentido de vida de qualquer um que cruzar seu caminho. Mas irá agir com generosidade e alegria, compreendendo a natureza humana como ninguém, dono de uma grande capacidade de perdoar - a si e aos outros - que beira a temeridade! Para este signo que luta pelos fracos e oprimidos, a justiça precisa ser cumprida - através da lei, porque não é de acometer contra o "status quo", preferindo o caminho da convenção ao da revolução. Gosta de fazer justiça com seu exemplo e seu julgamento e é adepto das competições esportivas como forma de educar a juventude, sendo ele próprio muitas vezes um entusiasta e praticante de esportes gregários, onde o mais importante é competir respeitando as regras do jogo, do que se sobressair como um herói.

Seu planeta regente é Júpiter, o maior planeta do sistema solar, representando por este simbolismo natural sua grandeza, seu natural dom para ampliar e fazer crescer o que toca. Às vezes, prefere ocultar suas dúvidas aos olhos dos outros, curtindo seu desanimo com a mesquinharia humana em retiro. Por ser um signo que rege o sentido amplo da vida, e a busca por isso acarreta em alguns momentos a melancolia - o sentido escapa e chega a depressão. O fígado, relacionado ao sentido da vida, é regido por Júpiter, sendo o órgão de Sagitário, assim como as coxas e o fêmur. A natureza restaura seu organismo forte, às vezes pressionado pelos excessos de uma vida agitada ou desregrada. Mas Sagitário tem fé para dar e vender e acredita que existe uma luz no final do túnel.

Seu elemento é o Fogo, sua pedra é o berilo e o quartzo verde, seu metal é o estanho. Astro regente: Júpiter.



Sagitário : FICHA TÉCNICA



Planetas em Sagitário

O planeta regente deste signo é Júpiter diurno, que preside a expansão e a síntese, em oposição ao poder de análise de Mercúrio, que rege o signo oposto, Gêmeos. Qualquer planeta neste signo se orienta para o alargamento, a extroversão, a ampliação. Os planetas adquirem mais versatilidade, mas também inconstância, adotando uma postura mais generosa e impulsiva. A Cauda do Dragão está em exaltação em Sagitário, enquanto Mercúrio está em queda.



Dicas se você quer presentear alguém deste signo

Sagitário gosta de aventuras e novidades que não agridam seu gosto um tanto convencional (salvo outras configurações planetárias existentes). Sabe apreciar a natureza, mas também se move com desenvoltura nos ambientes refinados e da moda. Isso facilita bastante na hora de presentear!

Apetrechos de viagem são ótimas pedidas - de livros de viajantes a guias de bolso, passando por dicionários trilíngues (Sagitário é o signo que exibe maior dom para o aprendizado de línguas), até calçados especiais, barracas ultimo tipo, canivetes super equipados, etc. Outro foco preferencial pode ser o esporte. Se souber qual é sua especialidade preferida, apele para isso - na dúvida, roupas de fibras especiais para a prática esportiva são a solução.

No campo dos objetos de desejo existem também as colônias amadeiradas, com forte tom seco e agreste, as camisas esportes das boas griffes, e sapatos - fortes e belos para suas caminhadas, quando o sentido da vida está sendo ameaçado.

Sagitário adora comer, beber e namorar, dançar e curtir longas conversas sobre os mundos intangíveis, ou contar seus planos de reforma social para a educação popular. Aí as opções são abundantes. Um livro de receitas exóticas (para ele mesmo experimentar fazer em casa), um whisky brindado com o selo da casa real britânica, um CD de música étnica ou world music de boa qualidade e bem feito, um final de semana perto do mato e da cachoeira - são escolhas que farão o coração exuberante do Sagitário bater acelerado e agradecido.

Em matéria de cores e texturas, é melhor não arriscar muito. Sagitário sabe entender e apreciar as diferenças culturais, é um lutador pelo direito das minorias, mas dificilmente desfilaria por aí com turbantes berberes, por exemplo. (Ele deixará os turbantes em local de destaque em sua casa, junto a outros tantos objetos pinçados pelo mundo afora). Dê preferência a roupas de corte reto, simples e confortável, confeccionadas em tecidos de textura agradável, em tons sóbrios e escuros, nas cores azul, cru ou branca.






Veja a compatibilidade entre Sagitário e os outros 11 signos do Zodíaco