Fludd

Robert Fludd (1574 e 1637), tesoureiro da rainha Elizabeth, estudioso de Paracelso, membro da Christ Churc, foi dono de extraordinária erudição. Amou as ciências exatas e demonstrou possuir raro espírito de observação, sendo ao mesmo tempo filósofo, médico, anatomista, físico, químico, matemático e engenheiro. Autor de dezenas de livros, entre eles um que foi traduzido para o francês por Pierre Piobb, com o título "Traité d'Astrologie Générale", editado em 1907 por H. Daragon - agora disponível no site da Biblioteca Nacional de Paris:

http://gallica.bnf.fr/scripts/ConsultationTout.exe?E=0&O=N065501

Nesse livro, entre outras coisas, estão relacionadas diferentes qualidades de cada grau do zodíaco. Uma dessas qualidades, por permitir associações com Plutão, planeta desconhecido na época de Fludd, desperta particular interesse. Trata-se dos chamados "graus infernais", pois Plutão, além de ser o nome do deus mitológico grego, governante dos infernos, astrologicamente está vinculado às transformações, inclusive com cirurgias e morte.

Fludd diz que os graus infernais possuem tendência à umidade e a apodrecimento, e que anunciam chuva para a meteorologia e hidropisia para o homem (hidropisia: acumulação anormal de líquido seroso em tecidos ou em cavidade do corpo; ou seja um tipo de "crescimento" doentio).

Associação com grau infernal de Fludd

O Centro de Oncologia Johns Hopkins, dos EUA, acaba de anunciar na revista PNAS que bactéria modificada geneticamente destruiu em 24 horas tumores de câncer de colo de ratos. Explica que isso se dá porque essa bactéria sobrevive apenas em meio sem a presença de oxigênio, como o existente no interior de tumores. Assim, seus esporos, injetados em paciente, se desenvolvem apenas dentro do tumor, destruindo-o.

Verificando, conforme Fludd, as qualidades dos graus onde estão agora (época em que o experimento foi divulgado) Plutão e Júpiter. O primeiro, propriamente "infernal”, e o segundo associado a toda forma de crescimento, inclusive desordenado:

Grau de Plutão, 15° de Sagitário - Grau luminoso, feminino, INFERNAL, termo de Mercúrio e face da Lua.

Grau de Júpiter, 15° Câncer - Grau masculino, honorífico, de AZEMEN (de Júpiter, termo de Mercúrio e face de Mercúrio.

Essas concordâncias sugerem que esse tipo de verificação deva ser continuado ...

Outras imagens simbólicas

Outras imagens simbólicas desses mesmos graus, da Volosfera e do Calendário Tebaico, também apresentam concordâncias, pois falam de sabedoria, de domínio, de utilização de animais, e até de rato, utilizado no experimento científico:

Volosfera

Sagitário 15 - O gabinete de um sábio ou de um homem de letras, papeis em desordem e livros depositados por todas as partes.

Calendário Tebaico

Sagitário 15 - Um homem a cavalo, segurando o pescoço de sua montaria.

Volosfera

Câncer 15 - Dois tronos sob seus dosséis; sobre um, um cão muito ordinário está dormindo, e sobre o outro, um gordo rato coroado está a espreita.

Calendário Tebaico

Câncer 15 - Um rato coroado, se agacha sobre um teto.

Raul V. Martinez é autor de um dos capítulos
do Livro "Astrologia, Doze Portais Mágicos",
da Editora Talento, SP, 2001.
rvmart@ig.com.br