São Paulo, sábado, 3 de maio de 2008

O que muda no corpo

As mudanças que acontecem na puberdade têm um só motivo: os hormônios. Eles são substâncias químicas produzidas naturalmente pelo nosso corpo com a função de ativar os órgãos. Existem vários tipos deles no corpo de todas as crianças. Por volta dos nove ou dez anos de idade, os hormônios entram em atividade e provocam transformações. Nos meninos, é um hormônio chamado testosterona que começa a aumentar. Nas meninas, são os estrógenos e a progesterona. É o aumento da quantidade dessas substâncias que provoca as seguintes mudanças no seu corpo:

No menino e na menina
- É comum que os hormônios acabem desequilibrando a oleosidade da pele e isso leva ao entupimento das glândulas sebáceas e ao aparecimento da acne, as espinhas. Para resolver o problema, basta procurar um dermatologista.

FIQUE LIGADO
Os processos da puberdade têm um ritmo que varia de pessoa para pessoa, ou seja, não se preocupe em comparar seu corpo com o dos colegas.

Meninas
- A partir dos nove anos, a estatura (altura) aumenta rapidamente e é comum ver, numa sala de aula, as meninas ficarem bem maiores que os meninos (mas é por pouco tempo...).

- Começam a crescer as mamas.

- Surgem os pêlos pubianos e nas axilas.

- Pode ocorrer alteração no humor, ou seja, sem motivo nenhum, se sentir triste ou irritada, um pouco antes da primeira menstruação.

- Chega a primeira menstruação: um sangramento que vem do útero e sai pela vagina, naturalmente, pelo menos uma vez por mês (não dói nada).

- A primeira menstruação significa que o corpo da menina já é capaz de engravidar. A partir daí, diminui o ritmo do crescimento da altura.

Meninos
- A partir dos 11 anos, a estatura (altura) aumenta com velocidade muito grande e, nessa fase, os meninos ultrapassam o tamanho das meninas (e ainda continuam crescendo por muito mais tempo que elas).

- O crescimento do corpo começa pelas extremidades: primeiro, mãos e pés; depois, braços e pernas e, só depois, o tronco. Por isso é comum os meninos ficarem com um pezão e mãos que parecem enormes.

- Surgem os pêlos pubianos, nas axilas e no rosto.

- Aumenta o tamanho dos testículos (saco escrotal). Mais tarde, cresce o comprimento do pênis e, só mais tarde ainda, aumenta a largura dele.

- A voz começa a mudar e, durante a transição, fica desafinando; demora uns seis meses.
Fonte: Dr. Carlos Alberto Lazar, pediatra e professor da PUC.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.