São Paulo, sábado, 5 de junho de 2010

FABRIQUETA DE MINHOCAS

"Stop motion"
A técnica de "stop motion" é feita quadro a quadro (ou foto a foto). O animador coloca o boneco numa posição, tira uma foto; mexe um pouquinho mais no boneco e tira outra foto... O curioso é que o animador clica no teclado do computador (e não na câmera fotográfica) para tirar as fotos da cena.

Cenários de Gaudí
Na foto à esquerda, o diretor de arte, Walter Plitt Quintin, está desenhando o condomínio das minhocas. O desenho servirá como base para construir depois alguns dos quase cem cenários do longa. Vários cenários lembram as criações do arquiteto catalão Gaudí.

Animador animado
Ao ver as minhoquinhas na tela, ninguém imagina que alguém deu vida aos bonecos. Thiago Calçado, um dos sete animadores, diz que todos trabalham com todos os bonecos. "Não há exclusividade. Mas, se alguém pegar o Mr. Jumping, eu vou... jurar de morte!", brinca.

UTI de bonecos
Durante a filmagem, os bonecos são muito manipulados e, por isso, precisam de manutenção constante -uma pálpebra quebra ou a carinha fica manchada, por exemplo. São cuidados pela "enfermeira" Marina Machado. "Faço limpeza e conserto. A oficina nunca para."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.