São Paulo, sábado, 5 de julho de 2008

Ciência

Mapa para desvendar o céu

Sagitário, Leão e Escorpião são algumas das 88 constelações, que já ajudavam os povos antigos a marcar a passagem do tempo

MARA OLIVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Sabe quantas constelações há no céu? Nada mais, nada menos do que 88. E, hoje à noite, você está convidado a localizar algumas delas no céu!
Essa é uma tarefa feita há muito tempo. Foram os povos antigos, como babilônios e gregos, que dividiram o céu em constelações. E esses conjuntos de estrelas os ajudavam a marcar a passagem do tempo e a indicar melhor a localização.
Quando determinada constelação ou estrela surgia no céu, por exemplo, sabia-se que era época de plantar ou de colher.
Já os navegadores, ao localizar determinada constelação no céu, sabiam não só a época do ano em que estavam, mas também descobriam onde ficavam o norte, o sul, o leste e o oeste.
E você: quer tentar descobrir o caminho das estrelas?
A morada desses astros luminosos está indicada na carta celeste: um mapa do céu, que mostra as constelações mais visíveis hoje, às 20h, tanto na cidade de São Paulo como nos arredores.
Mas, se você vive em outros Estados do Sudeste, não desanime: essa carta celeste ainda pode ser útil. "Para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, há poucas diferenças no céu", diz o astrônomo Renato Las Casas, da Universidade Federal de Minas Gerais.
Siga os dez passos que estão indicados.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.