São Paulo, sábado, 6 de setembro de 2008

Almanaque

esportes

Do futebol às pistas, atletas brasileiros conquistam campeonatos, medalhas e as páginas da Folhinha

Reinado dos "erres"
Quando a Folhinha nasceu, o Brasil já era bicampeão mundial de futebol. O reinado é todo de Pelé, que também trouxe o tri de 1970 e a taça Jules Rimet. Rei, reinado, Rimet. E não é que o tetra e o penta também tiveram mais "erres"? Romário, Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho.

Tenista surfista
É a partir dos anos 80 que o Brasil deixou de ser apenas o país do futebol. E outros heróis aparecem. A bolinha tão amada deixou de ser jogada apenas com os pés e chegou à raquete de Guga. O "manezinho da ilha", como é chamado em Florianópolis (SC), foi tricampeão de tênis em Roland Garros. Guga afirmou para a Folhinha que adora surfar, curtir os amigos e a família.

Febre do judô
O ouro conquistado pelo judoca Aurélio Miguel em 1988 fez nascer muitas escolas de judô no país. E olha que ele quase morre de broncopneumonia aos quatro anos. Em 1993, ele contou para o caderno que o médico da família recomendou um esporte. Aconselhado pelo pai, escolheu o judô. "Nunca mais tive um problema respiratório sério."

Meninos de ouro
A turminha de Tande e Giovane, da seleção masculina de vôlei, conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil em 1992. Ao lado das meninas do vôlei, eles viraram figurinhas de um álbum que enlouqueceu os leitores da Folhinha em 1995.

Rainha de Cuba
Em 1995, Hortência escreveu na Folhinha sobre o Pan-Americano de Cuba (1991): "Nunca vou me esquecer, em Cuba, quando o presidente Fidel Castro me entregou a medalha de ouro e me deu parabéns".

Mega-Senna
Tricampeão mundial em 1988, 1990 e 1991, Ayrton Senna virou o maior ídolo brasileiro da Fórmula 1. Em 1994, ano da morte do piloto, Ruy Castro escreveu na Folhinha: "Quando corria, ele era uma criança. Mas, fora do carro, era responsável, profissional e humano". Carismático e amigo das crianças, o maior ídolo da Formula 1 deixou para a garotada um mascote: o personagem Senninha.

Ih, a página acabou e não deu para falar da Daiane, da Jade, do Torben Grael, do Cielo...

TESTE
Veja se você também é craque.

1) O Brasil perdeu a chance de disputar o ouro no futebol para qual país na Olimpíada de 2008?
( ) Nigéria
( ) Camarões
( ) Argentina

2) Em que escuderia Ayrton Senna encerrou sua carreira?
( ) Ferrari
( ) MacLaren
( ) Lotus

3) Na seleção masculina de vôlei, em qual posição Giba jogou?
( ) Levantador
( ) Líbero
( ) Ponta



Respostas: 1) Argentina; 2) MacLaren; 3) Ponta.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.