São Paulo, sábado, 6 de setembro de 2008

Almanaque

bichos

Chuca, Giraldinho e Bizantina são animais do zôo que acabam até virando mascotes do caderno

O pescoço da Chuca
Parece que a Folhinha tem alguma coisa com girafas. A primeira capa do caderno (1963) trazia uma reportagem sobre o menino que foi medir o pescoço da girafa. O animal era a Chuca, uma girafa macho que tinha 1,4 metro de pescoço a adorava tomar chá preto. Chuca morreu em 1968, "triste e magrinha".

Girafa+Geraldinho
Outra girafa que fez sucesso foi Giraldinho, animal do zôo de São Paulo que ganhou esse nome em um concurso lançado nos anos 80. Como o rebelde Geraldinho (criado por Glauco) era sucesso entre os leitores na época, deu a mistura que deu.

Bisão Bizantina
Bizantina foi também uma homenagem dos leitores do caderno para um bisão fêmea que veio da Europa para o zoológico paulistano em 1992. É que meninos e meninas participaram de um concurso da Folhinha para escolher o nome do animal, na época um bebê de três meses. Rita Lee, a rainha do rock nacional, fez parte do júri que escolheu o nome Bizantina entre 650 cartas.

Virgulino e Cleópatra
Outros bichos também habitaram as páginas da Folhinha. As intrigas do gorila Virgulino com sua namorada, Cleópatra, renderam notícia. Em 1983, uma reportagem do caderno conta que ele estava de castigo porque tinha empurrado Cleópatra no fosso (tipo de valeta) do recinto que habitava. A coitadinha foi até parar no "hospital".

Na ilha dos dinos
Os bichos pré-históricos sempre fizeram sucesso no caderno. Em 2001, por exemplo, a reportagem da Folhinha se aventurou até a ilha do Cajual, no Maranhão, para acompanhar uma expedição de paleontólogos em busca de fósseis de dinossauros. O lugar poderia ser chamado de a ilha dos dinos. Lá é possível andar sobre uma área, batizada de "cemitério de dinossauros", com montes de fósseis de uns 95 milhões de anos!

Canção dos macacos
"Pela selva, nosso bando flutua
causando inveja à própria lua!"
Trecho de "O Livro da Selva", de Rudyard Kipling, tradução publicada em 1994

Curiosidade em tonelada
Uma baleia pode ter até 33 metros de comprimento. Ela é o maior animal do planeta. Acredita-se que o animal seja maior do que os extintos dinossauros.

Qual é o bicho?
E você, que bicho quer ver nas próximas edições? Entre no blog da Folhinha (blogdafolhinha.folha.blog.uol.com.br/) e mande seu recadinho.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.