UOL
São Paulo, sábado, 8 de julho de 2006

Livro

O fio da história

Uma princesinha que nasceu com algo estranho no meio da cabeça coloca um reino de pernas para o ar

DA REPORTAGEM LOCAL

Todas as histórias de reinos distantes começam com o tradicional "era uma vez...", acontecem em castelos rodeados por florestas, têm princesas caprichosas e heróis cheios de idéias e valentia. No livro "A Menina do Fio" (editora Girafinha, R$ 29), é mais ou menos assim.
A princesa do livro é radiante como o sol e tem os olhos brilhantes como diamantes. Algo estranho, no entanto, nasceu com a menina real: um fio bem no meio da cabeça. "O fio era mais duro que o aço, mais luminoso que o ouro e mais comprido que o firmamento", escreveu Stela Barbieri, autora da história.
Ele cresceu tanto, mas tanto, que ultrapassou os limites do reino. O fio foi se enroscando por todos os cantos do planeta. Desesperados, o rei e a rainha deram até uma volta ao redor do mundo para descobrir algum sábio que desvendasse o fio da história. Mas nada.
Um dia chegou um rapaz com uma pianola nas costas. Apaixonado pela princesinha, ele decidiu desfazer nó por nó dessa história. Onde será que foi parar o fio da meada?
Quem enroscou e de- senroscou esse conto em imagens foi o ilustrador Fernando Vilela, que utiliza técnicas diferentes para dar cores aos livros infantis. (GABRIELA ROMEU)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.