UOL
São Paulo, sábado, 8 de julho de 2006

Saiba mais

RAIO X
Superman é descendente do planeta de Krypton. Antes de o planeta explodir, o cientista Jor-El colocou seu filho dentro de uma nave, lançada em direção à Terra. Um casal - os Kent - da cidade de Smallville encontrou e adotou a criança. Kal-El passou a ser chamado de Clark Kent. Já nos primeiros anos de vida, ele mostrava uma força extraordinária. Adulto, virou repórter do jornal Planeta Diário.

ORIGEM
Superman surgiu na década de 30, criado por dois amigos que eram fãs de ficção científica: Jerry Siegel e Joseph Shuster. O herói estreou na capa da revista "Action Comics", em junho de 1938, de uma empresa que viria a ser a DC Comics. Em um ano, o herói fez tanto sucesso que já conquistava uma revista só dele.

ATORES
Vários atores fizeram fama no papel do Superman. Entre eles estão Bud Collyer, que emprestou seu vozeirão ao personagem, George Reeves, famoso pelos episódios na TV por mais de duas décadas, e Christopher Reeve, que imortalizou o herói nas telonas. O ator que faz o filme que marca a volta de Superman aos cinemas é Brandon Routh.

TRAJETÓRIA
Depois do surgimento nas revistas em quadrinhos em 1938, o programa "As Aventuras de Superman" entrou nas ondas do rádio nos anos 40. Foi quando ficaram famosas as frases: "Mais rápido que uma bala! Mais possante que uma locomotiva! Capaz de ultrapassar o mais alto arranha-céu com um simples salto! Vejam! Lá no céu! É um pássaro! É um avião! É o Superman!". O Homem de Aço também fez sucesso nas tiras de jornais, em desenhos animados, no cinema, em musical da Broadway, em livros, em games e em brinquedos.

KRYPTONITA
Ela surgiu meio por acaso, quando Bud Collyer, o ator que fazia as vozes de Superman no rádio, precisava de umas férias. Para afastar temporariamente o herói dos episódios, os roteiristas (aqueles que escrevem a história) do programa criaram a kryptonita, substância do planeta natal do herói que seria capaz de tirar as forças dos nativos de Krypton. A kryptonita tradicional é a verde, mas teve uma época em que inventaram variações da substância. A vermelha, por exemplo, podia transformar o herói num gigante, num monstro e até num bebê.

VILÕES
O primeiro vilão de Superman foi o Ultra-Humano, que desapareceu assim que surgiu o ardiloso Lex Luthor, o criminoso cientista que se tornou arquiinimigo do herói. No início, Luthor tinha uma vasta cabeleira ruiva, mas há alguns anos a careca é a marca do malvado. Outros inimigos são O Embusteiro, Gepeto, Enigma, Mr. Mxyztplk e Brainiac, um vilão espacial.

PODERES
No início Superman não voava, só saltava. Com o tempo e a fama, o herói foi ficando mais forte e mais veloz. Se no começo o Superman era mais rápido como um trem, lá pelo final dos anos 40, o herói voava além da velocidade da luz. Só depois também surgiram superpoderes como a visão de raio X e a habilidade de peitar balas poderosas.

SUPERBOY
As aventuras de Superman quando jovem foram contadas por Superboy a partir da década de 40. A juventude do herói, a infância em Smallville (algo como Pequenópolis), sua relação com os pais adotivos foram enfatizados nesse período. Superboy namorou a interiorana Lana Lang, que, assim como Lois Lane, sempre tentava descobrir a identidade secreta do herói juvenil. Superboy tinha um cachorro chamado Kripto e uma prima, a Supermoça.

MOCINHA
Lois Lane é a eterna mocinha do herói de aço. Durante algum tempo, no final do anos 50, Clark Kent e Lois lane foram casados nas tiras de Superman nos jornais. Mas certo dia o roteirista resolveu colocar na história que tudo não passava de um sonho. Na década de 90, o sonho voltou a ser realidade: o herói e a mocinha se casaram novamente.

MORTE E RETORNO
Ao longo de quase 70 anos, Superman já passou por várias fases. Dá para dividir a trajetória do herói em três períodos principais: a Era de Ouro, a Era de Prata e a Era Moderna. Foi na Era Moderna que o Homem de Aço morreu - calma, ele ressuscitou! Em 1993, Superman morreu nos braços de Lois Lane. Teve até funeral. Alguns meses depois, o herói voltou, fortalecido e cabeludo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.