São Paulo, sábado, 11 de abril de 2009

Ciência

Danados de resistentes

Ovos do mosquito da dengue conseguem sobreviver por até um ano depois de depositados em local com água

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com certeza, você já ouviu falar o que é preciso fazer para evitar a dengue: não deixar água parada em vasos, pneus, garrafas...
Mas você sabe por que isso é necessário? Para tentar evitar que a fêmea do Aedes aegypti (mosquito transmissor da doença) ache um local bom para pôr os ovos.
A fêmea costuma botar seus ovos perto da água. E eles são bem resistentes.
"A casca do ovo do Aedes aegypti tem uma composição química que permite que ele resista a condições desfavoráveis ao seu desenvolvimento por até um ano", conta o entomólogo (estuda insetos) Anthony Érico Guimarães, da Fundação Oswaldo Cruz.
Essa característica nenhum outro ovo de mosquito tem. Então, se a fêmea escolher a dedo um local próximo à água e esse lugar secar, não há problema. Um ano depois, se ali surgir água de novo, os ovos vão eclodir, e as larvas, nascer.
Se levarmos em conta que o Aedes aegypti costuma colocar 200 ovos de uma só vez, imagine só o risco que nós corremos! (MARA OLIVEIRA)

Bolsas de sereias
É assim que são chamados os ovos de tubarão e raias em alguns países. "É que eles aparecem jogados na linha da maré após a eclosão e lembram uma bolsinha ou carteira", conta a bióloga Maria Cristina Oddone, da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República. É comum encontrá-los, vazios, nas praias das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Esses ovos são diferentes de qualquer outro. São geralmente marrons, amarelos ou até dourados. Seu tamanho varia de aproximadamente 2 cm a 30 cm. Costumam ser retangulares, achatados e com quatro "chifres" bem compridos nos seus vértices. Mas, entre os tubarões, há uma família (a Heterodontidae) que põe ovos em forma de parafuso.

Bola de pingue-pongue
O ovo do jabuti é bem arredondado: parece uma bola, um pouco maior do que a usada para jogar pingue-pongue. A fêmea pode botar até 20 ovos, que são enterrados em algum local que ela considere seguro e apropriado. O lugar escolhido precisa ainda ser fácil de cavar e receber muita luz solar para que a temperatura chegue a 27 C. Com o lugar escolhido e os ovos postos, a ordem, então, é esperar, pois os filhotes só nascem depois de seis meses.

Gigantes com ovinhos
Ovos, cascas de ovos e ninhos fossilizados de dinossauros já foram encontrados em diversas partes do mundo. Onde? China, Mongólia, França, Índia, Espanha, Argentina e também no Brasil. A partir dessas descobertas, os cientistas perceberam que alguns dinossauros eram gigantescos, mas não colocavam ovos tão grandes assim. "Os dinossauros saurópodes - animais herbívoros, quadrúpedes, dotados de pescoço e cauda longos - podiam atingir até 20 metros de comprimento e botavam ovos, geralmente, com diâmetros que variavam de 15 cm a 18 cm", conta a paleontóloga Claudia Magalhães-Ribeiro, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Para a panela!

Além da galinha, outros bichos põem ovos que podemos comer. Quer exemplos? Patas, marrecas, peruas, emas, avestruzes, pombas, faisoas e pavoas. Mas, se a galinha pode botar ovos quase todos os dias, há aves com períodos certos para a reprodução. As pavoas, por exemplo, botam um ovo a cada dois dias, mas só de setembro a dezembro.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.