São Paulo, sábado, 11 de abril de 2009

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Ciência

Dúzias de curiosidades

Ovos de animais como jacaré, ornitorrinco, tubarão e dinossauro não são feitos de chocolate, mas também podem ser coloridos, flexíveis e resistentes

MARA OLIVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Como a Páscoa é amanhã, você está convidado a fazer uma caça aos ovos especial. Que tal dar uma olhadinha nos ninhos de diferentes bichos para descobrir dúzias de curiosidades?
Há ovos verdes, azuis e até pretos. Alguns têm a casca tão resistente que até um adulto poderia sentar em cima deles sem que se quebrassem. Outros ovos são menores do que 1 cm.
Tubarão, ornitorrinco e avestruz são alguns dos bichos que botam ovos. Aliás, o coelho não entra nessa lista, apesar de sua fama por entregar os ovos na Páscoa.
O orelhudo que nos desculpe, mas, entre os mamíferos (animais de sangue quente, que se alimentam de leite materno quando nascem), os cientistas garantem: há poucos que põem ovos -e os coelhos não estão entre eles!

Ovo de parente
Morador da Austrália, da Nova Zelândia e da Tasmânia, o ornitorrinco é um bicho diferente: é um dos poucos mamíferos que põem ovos. Outro mamífero que também se reproduz dessa forma são as équidnas, que encontradas na Austrália e na Nova Guiné e parecem (mas não são) ouriços. "Os ovos do ornitorrinco e da équidna são pequenos, com pouco mais de 1,5 cm, têm casca mole e branca", conta o biólogo Mario de Vivo, do Museu de Zoologia da USP. Mas por que os filhotes desses mamíferos saem de ovos (e não se desenvolvem dentro do corpo da mãe)? Isso ocorre porque o ornitorrinco e a équidna descendem de um ancestral em comum, que botava ovos.

Casca mole, mole
Você sabia que existe ovo de cobra? Pois é, não são todas as cobras que se reproduzem dessa maneira: os filhotes de algumas espécies se desenvolvem dentro das fêmeas. Os ovos que são colocados por esses répteis são brancos como os de galinhas, mas são mais compridos e não são exatamente ovais. E o mais engraçado é que têm casca mole, são flexíveis. Sabe por quê? "Assim, é possível acomodar uma maior quantidade de ovos dentro do corpo das fêmeas", diz o biólogo Giuseppe Puorto, diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan.

Resistência a toda prova
Sentar em um ovo sem quebrá-lo. Isso é possível? Se o ovo for do avestruz, sim. É o que garante o ornitólogo Luís Fábio Silveira, do Museu de Zoologia da USP. "O ovo de avestruz é muito resistente, o suficiente para suportar que um homem adulto sente-se em cima sem quebrar a casca de dois milímetros de espessura." Branco, creme ou bege, ele mede cerca de 20 centímetros e pode pesar pouco mais de dois quilos.

Filhotes de gigante
O avestruz é maior espécie de todas as aves: atinge 2,7 metros de altura e chega a pesar 150 quilos. Mas, no passado, o destaque ficava por conta do ovo da ave-elefante, que hoje em dia está extinta. Ela era originária de Madagascar, na África. E tinha três metros de altura, dois metros de comprimento, pesava meia tonelada (500 quilos!). E seus ovos? Mediam mais de 30 centímetros e pesavam uns 13 quilos. Dá para imaginar?

Ovinhos de beija-flor
Se o ovo de avestruz é o maior colocado pelas aves, os menores são produzidos por uma espécie de beija-flor. "Encontrado em países da América Central e do Caribe, principalmente em Cuba, o beija-flor-de-helena põe ovos com menos de um centímetro, que pesam menos de um grama", conta o ornitólogo Luís Fábio Silveira, do Museu de Zoologia da USP. Entre os beija-flores, essa espécie é a menor, com 5 cm de comprimento (só o seu bico e a sua cauda já correspondem à metade do seu corpo!).

Está quente, está frio
Mãe dedicada é a dos jacarés. "Ela toma conta do ninho e avança em que se aproxima", conta o biólogo Giuseppe Puorto. Para acomodar seus ovos, que são da cor branca, ela cava um buraco no chão e os põe em meio a um monte de folhas. Com o passar do tempo, essas folhas começam a fermentar, provocando um aumento da temperatura do ninho. É a temperatura (que varia conforme onde está o ovo) que define o sexo dos filhotes (os ovos "mais quentes" serão machos).

A vez da cor
Nem todo ovo tem cor branca. É o que mostram algumas aves domésticas. "Os ovos da marreca-de-pompom, por exemplo, têm a casca azulada ou esverdeada", conta Maria Virgínia da Silva, da Associação Brasileira de Criadores de Aves de Raça Pura. Já a marreca-cayuga põe ovos cinzas bem escuros, quase pretos. E a a perua coloca ovos beges com pintinhas quase brancas.

Ninho de espuma
A maioria das espécies de rãs, sapos e pererecas também põem ovos. Eles são transparentes e costumam ser bem macios. Há espécies que os colocam de tal maneira que formam um fio bem longo, composto por vários ovos. Outras fazem um ninho de espuma para acomodar os ovos. Como? Elas usam o muco que recobre o próprio corpo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.