São Paulo, sábado, 14 de novembro de 2009

Mapa do Brincar

Gosto de quero mais

Patrícia Araujo/Folha Imagem
Crianças fingem rezar durante a brincadeira de mamãe polenta

CAMILLA COSTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma pitadinha de rapidez e um punhado de concentração fazem parte da receita para brincadeiras deliciosas em todo o Brasil!
Milhares de crianças enviaram jogos para o Mapa do Brincar. Mais de 550 deles estão em www.mapadobrincar.com.br. Veja o "como se faz" de algumas brincadeiras que a Folhinha selecionou para você.

PIPOCA
Em Pirenópolis, Goiás, as crianças brincam de ser pipoca dentro da panela, pulando para frente, para trás, para um lado e para o outro.
Enquanto pulam, elas têm que cantar uma música que diz: "É um tal de poc, popoc, poc, poc, popoc, poc, poc, popoc, poc, poc".
É preciso muita resistência porque a brincadeira só acaba quando todo mundo se cansa!

CHOCOLATE INGLÊS
Os jogadores formam uma roda e colocam as mãos sobre as mãos do colega. Todos cantam enquanto batem em sequência na mão do outro: "Chocolate inglês/ Tá na boca do freguês/ De primeira qualidade/ Um, dois e três". Quem levar o tapa na mão quando todos disserem "três" terá que tentar pisar no pé de alguém. Aquele que tiver o pé pisado sairá da brincadeira. Quem ficar por último será o vencedor.

MAMÃE POLENTA
Uma criança é escolhida para ser a mamãe polenta, e as outras serão os filhos. Enquanto a mãe brinca de fazer uma polenta na panela, os filhos pedem um pouco da comida: "Mamãe, me dá um pouco de polenta?". E ela responde: "Agora não, só depois da missa". Depois disso, todos se ajoelham no chão, fingindo rezar. A mãe fica ajoelhada com as mãos para trás, segurando um objeto que é a "chave de casa".
Um dos filhos tem que pegar a chave e levar todos os outros para comer a polenta. Quando a mãe volta para casa, ela pergunta: "Cadê a polenta que estava aqui?". Os outros respondem: "O gato comeu".
Ficando zangada, ela pergunta de novo: "Cadê o gato?". E as crianças respondem: "Tá em cima do telhado". Brava, ela diz: "Como eu faço pra pegar ele?". E os filhos respondem: "Pega a escada". A mamãe fala: "E se eu cair?". Todos respondem: "Benfeito-feito!". Quando dizem "benfeito-feito", a mãe sai correndo atrás deles, até pegar alguém, que será a próxima mamãe polenta.

BONECA DE ESPIGA DE MILHO
Alessandra Gouvea, 9, gosta de fazer bonecas com espigas de milho em Ituituba, Minas Gerais. Ela explicou que basta ter uma espiga já sem milho limpa. E espetar nela quatro pauzinhos de madeira, que serão as pernas e os braços.
Depois é só desenhar o rosto da boneca com uma canetinha e arrumá-la como você quiser!.

"Gosto de brincar de mamãe polenta com meu irmão e com minhas primas. É divertido!"
ANGELA CAROLO RIBEIRO, 13

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.