São Paulo, sábado, 16 de janeiro de 2010

Férias

Chame a turma!

Criar a camiseta do clube das férias, inventar um jogo de tabuleiro e montar um zoo de origamis são diversões garantidas com os amigos

Jogada exclusiva
Se chover tanto que não dá nem para sair de casa, chame os amigos para inventar um jogo novo! Basta usar um pedaço de papelão para ser o tabuleiro. Pense no tema (sobre monstros ou futebol, por exemplo) e defina os objetivos do jogo (o que os jogadores terão que fazer?). Depois, todo mundo pode pintar e desenhar no tabuleiro. Dá para fazer personagens com tampinhas de garrafa e dados usando caixas de suco. Os amigos Gabriel Raniere,9, Isabela Cintra, 9, Gabriel Freudenthal, 8, e Rebecca Haddad, 9, criaram o jogo Fases Espaciais, que tem monstros, alienígenas e até uma etapa em que é preciso acertar uma bolinha de gude em um buraco. Eles criaram tudo depois de conversar com a especialista em jogos de tabuleiro Adriana Klisys (www.caleido.com.br). Depois de pronto, o segundo Gabriel começou até a sonhar: "Já imaginou se, um século depois, esse jogo vira moda"?.

Esconderijo de lençol
No frio ou no calor, é diversão garantida reunir amigos e primos para um acampamento na sala ou no quarto. Um lençol preso em duas ou quatro cadeiras funciona como tenda e, dentro da barraca, você pode colocar um colchão, um ventilador e uma lanterninha para ler seus livros e gibis favoritos. Anita Chiaretti, 6, e Antonio Tocanduva, 6, passam a tarde inteira na barraca dela, que fica na sala de TV. Anita conta que eles comem pipoca e inventam histórias lá dentro. "Dá pra brincar de carro ou de fazer comidinha. Quando estou sozinha, levo meu diário", diz a menina.

Uniforme do clube
Nas férias, fazer nada é até legal. Mas transformar o nada em arte é muito melhor. Principalmente se essa arte é feita em grupo. A primeira dica da Folhinha é criar a camiseta da sua turma das férias. Você vai precisar dos seguintes materiais: tintas, pincéis, botões, uma placa de raio-x e camiseta. E seguir algumas dicas da arte-educadora Priscila Okino, autora do livro "A Arte de Fazer Arte" (ed. Saraiva, de R$ 52,90 a 59,90; quatro volumes). Ela ensinou que dá para fazer um molde para pintar a camiseta com velha placa de raio-x. Primeiro, é só desenhar o que quiser na placa. Depois, basta recortá-la, colar a placa (molde) na camiseta e pintá-la com tinta para tecido, da cor que escolher. Na hora de pintar a camiseta, uma dica é não riscar a camisa com o pincel, senão o tecido fica muito duro e demora mais a secar. O melhor é dar pequenos toques, pressionando de leve com o pincel.

Piquenique improvisado
Se a tarde não for de chuva, uma dica é fazer um piquenique numa praça, num parque ou até na área de lazer do prédio - e, se nada disso for possível, faça na sala de casa mesmo! Talita Lourino,11, gosta de fazer chá de bonecas com suas amiga. E dá uma ótima dica: você pode usar as xícaras e as panelinhas de suas bonecas para enfeitar a cesta (que pode ser de brinquedo, como na foto ao lado) ou a mesa. Peça emprestada para sua mãe uma toalha colorida e ataque a dispensa e a geladeira. Separe biscoitos, pãezinhos, sucos e capriche nas frutas. "Meus pais vão até para outra área, para deixar a gente brincar pela casa inteira", conta.

Farra do pijama
Já que você está mesmo de férias, a brincadeira pode ir até mais tarde. A dica de Iris Boschini, 11, é convidar a turma para uma festa do pijama. Todos devem levar roupas de dormir e, se quiserem, salgadinhos ou doces. Peça ajuda a seus pais para colocar colchões na sala e aí é só fazer a bagunça! Iris e suas amigas fazem pipoca e brigadeiro, tomam banho de banheira e assistem a filmes. Elas também inventaram um jogo, o Dominó, que é assim: as meninas ficam em fila e uma empurra a fila para trás. Todas vão caindo e a última da fila tem que cair no colchão e segurar o peso das outras. A menina garante que ninguém se machuca...

Tarde de bolinhos
No fim da tarde, sempre bate aquela fominha. Então, que tal brincar de decorar bolinhos para o lanche da turma? Você vai precisar de uma ajudinha do pessoal de casa para fazer o bolo, em forminhas pequenas (aquelas para fazer empadinhas ou quindins). Bolo pronto, basta reunir os confeitos em potinhos: creme de chocolate, confetes, granulado colorido e frutas (cereja, banana e morango vão bem). Uma pasta chamada "fondant" (comprada em lojas de artigos para festas) derretida em banho-maria e com algumas gotas de anilina comestível deixam os bolinhos com cores vibrantes. As amigas Júlia Ribeiro, 4, Fernanda Andrade, 5, Mariana César, 7, Clarice Boffa, 5, Olívia Kurosaki, 5, e Júlia Assunção, 8, decoraram tantos bolinhos numa tarde (chuvosa) que até levaram alguns para presentear seus pais. E o bolinho tem gosto de quê? Depois de provar um com cobertura azul, Júlia soltou: "De bicho-papão!".




+ NO BLOG
Confira no blog da Folhinha (http://blogdafolhinha.folha.blog.uol.com.br/) os passos detalhados para criar camisetas legais, decorar bolinhas, inventar um jogo de tabuleiro.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.