São Paulo, sábado, 16 de janeiro de 2010

Férias

+ dicas

Zoo de papel
Você pode até viver cercado por bichos: o cãozinho da sua casa, os peixinhos do seu vizinho ou o gato da sua avó. Mas elefante, girafa e leão você só vê no zoológico. Agora, com o minizoo que a arte-educadora Helena André ensina a fazer, você poderá trazer toda essa bicharada para dentro de casa. Para fazer os animais, você precisa de uma folha de origami, da cor que escolher, tesoura sem ponta e canetinha para desenhar a cara dos bichos. A técnica utilizada é a da dobradura, ou seja, nem cola nem fita adesiva entram na brincadeira. É só dobrar de um lado, desdobrar de outro, e o papel vira brinquedo. A dica é dobrar direitinho, pressionando para a dobra ficar bem marcada, mas também tomar cuidado para não amassar o papel. Dá para fazer macaco, hipopótamo, rinoceronte, cobra, pavão, e o que você inventar. Abaixo, aprenda a fazer uma girafa e, no blog Folhinha (blogdafolhinha.folha.uol.com.br), estão os passos para criar um leão

Material
- 1 folha de origami;
- 1 tesoura sem ponta;
- Canetinha marrom ou preta.

Mãos à obra
1) Dobre a folha ao meio, pressionando para marcá-la bem. Desdobre.
2) Dobre novamente em direção ao centro, formando uma "casquinha de sorvete".
3) Dobre-a ao meio, formando um triângulo.
4) Abra a parte mais fina e dobre-a para dentro, conforme a foto. Junte as pontas.
5) Dobre a pontinha, fazendo a cabeça da girafa.
6) Agora, dobre o bico para dentro.
7) Dobre o rabo dela para dentro. Depois, dobre a pontinha do rabo para fora.
8) Para fazer as pernas, corte um quadrado na parte de baixo da girafa.
9) Para finalizar, pinte as manchas da sua girafa com canetinha marrom ou preta. Agora é só levá-la para passear!

Dica: visite http://www.origami-club.com/en/animal/giraffe/giraffe2/index.htm para ter mais informações sobre os passos da girafa.

Escritores de gibis
E que tal chamar seu melhor amigo para fazer um gibi? Teodoro Saldanha, 10, e Dante Volpato, 10, criaram juntos a revista "O Jogador", que conta a história de um menino que adora basquete. "Eu escrevi, e ele desenhou, porque é a especialidade dele", conta Teodoro. Os dois resolveram fazer a revista no estilo dos mangás japoneses. Eles explicam que, se você não quiser desenhar tudo, também pode usar algumas imagens da internet. A produção também inspirou a irmã de Teodoro, Luisa, 7, e o seu primo Enrico Gorios, 8. Eles estão fazendo um livro chamado "Alerta Amarelo", sobre uma menina de 12 anos que decide mudar sua rotina e acaba encontrando um novo amigo.

Quem não tem quintal...
... faz jardim em bacia. Foi isso o que as irmãs Isabela, 7, e Julia Novelli, 4, aprenderam a fazer, com a ajuda da especialista em educação ambiental Sabrina Jeha (www.sabordefazenda.com.br). Primeiro, encha uma bacia com pedrinhas, areia de construção e uma camada fina de terra. Depois, coloque mudas de ervas como manjericão e alecrim e cubra com mais terra. Por último, coloque uma camada de folhas secas. Sabrina explica que elas servem como um protetor solar para o solo. Outra opção, que as meninas adoram, é o minhocário, feito com folhas secas, restos orgânicos como cascas de fruta e folhas verdes, terra e minhocas! Elas contam que não têm medo nem nojo dos bichinhos. "Quero ter um minhocário, para criar muitas minhocas de uma vez!", diz Isabela. "Posso chamar uma de Tiana e outra de Charlotte, como no filme "A Princesa e o Sapo'", completa.

Clubinho de leitura
Se você já cansou dos seus livros e revistas em quadrinhos, deixe as férias mais movimentadas fazendo um troca-troca de livros com os amigos do seu condomínio. A bibliotecária Beatriz Cattani diz que basta dividir os seus livros em categorias: poesia, conto de fadas, aventuras etc. Combine com a turma uma classificação e uma cor para cada tipo de livro. Depois, cole adesivos das cores correspondentes neles ou arrume caixas para cada categoria, que você pode desenhar e pintar. O clube pode se reunir na casa de alguém ou no salão do prédio duas vezes por semana. Beatriz sugere que, na primeira reunião, cada um pegue um livro e leve para ler. "Na segunda, a criança pode contar como é o livro, dizer se gostou dele e indicar a um amigo", diz. Só não vale contar o final!

+ NO BLOG
Leia no blog da Folhinha (http://blogdafolhinha.folha.blog.uol.com.br/) os passos detalhados para fazer um leão de origami e montar um jardim numa bacia.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.