São Paulo, sábado, 20 de março de 2010

Esporte

Nas alturas

Imagine saltar 4,8 metros. A brasileira Fabiana Murer, 29, conseguiu isso -com a ajuda de uma vara, é claro. Foi a primeira brasileira a vencer, na categoria salto com vara, o torneio Mundial Indoor, no domingo passado. Na modalidade, o atleta corre com uma vara, apoia o bastão em uma caixa e é lançado pelo ar, por cima de um travessão. A vara é flexível e seu tamanho varia de atleta para atleta, conforme peso e altura.

Conheça o salto com vara

Na modalidade, o atleta corre com uma vara, apoia o bastão em uma caixa e é lançado pelo ar, passando por cima de um travessão

Corrida
Num corredor de 40 metros, o atleta se prepara para ganhar impulso. Não há limite no número de passos dados antes de saltar.

Encaixe
No final do corredor há uma caixa, fixa no chão, onde o atleta precisa encaixar a vara, fazendo com que ela envergue (dobre) e o empurre. A qualidade do salto também dependerá da posição da vara.

Impulsão
Com a vara, o atleta faz força sobre a caixa e é lançado na direção oposta, com a mesma força (como se fosse uma mola). Ele deve passar pelo sarrafo sem tocá-lo.

Giro
O atleta faz um giro vertical sobre seu corpo. Ele perde pontos se o sarrafo cair ou se o atleta mudar a posição das mãos depois que a vara foi fixada na caixa de apoio.

Queda> O competidor deve cair de costas. Mas não se preocupe: para isso são colocados colchões macios sobre o chão.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.