São Paulo, sábado, 20 de outubro de 2007

Algumas brincadeiras

BARBANTE
A menina Júlia, de Ribeirão Preto (SP), adora criar figuras incríveis com um pedaço de barbante. É uma brincadeira que aprendeu com a avó, Grete, que, por sua vez, conheceu a brincadeira na Alemanha, onde nasceu. Crianças tramam as mais variadas figuras: peixe, diamante e balão.

PETECA
Esse brinquedo é bem popular no país todo. E a brincadeira começa com a colheita da palha de milho em lugares como a aldeia Xavante Abelhinha, em Mato Grosso. Ali, peteca, palavra que significa "tapear" ou "golpear com as mãos", é chamada de "tobdaé".

PERNA-DE-PAU
No passado, agricultores usavam a perna-de-pau para para colher frutas no topo das árvores. Hoje, crianças de São Luís do Paraitinga, por exemplo, adoram subir na perna-de-pau para brincar a valer.

MÃOS
Nas brincadeiras de mão, as palavras, frases e estrofes nem sempre têm alguma lógica. Elas funcionam como pretexto para para que os gestos (como palmas e diferentes batidas de mão, por exemplo) sigam o ritmo da música.

ARRANCA-MANDIOCA
Em aldeias guaranis do Espírito Santo e de São Paulo, as crianças sentam em fila (como na foto acima) para brincar de arrancar mandioca. O primeiro da fila, agarrado a um tronco de árvore, é o dono da roça. Aí uma criança bem forte vem puxando uma a uma, até não restar mais nenhuma "mandioca" no roçado.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.