UOL
São Paulo, sábado, 21 de janeiro de 2006

CIÊNCIA

Exposição em São Paulo mostra como era a Terra quando só os dinossauros andavam por aqui

Outro mundo, mesmo planeta

ALEXANDRA MORAES
DA REPORTAGEM LOCAL

Há dezenas de milhões de anos, os dinossauros reinavam sobre a Terra, mas não podiam imaginar que, um dia, iriam andar de avião, aos pedaços, dentro de caixas de madeira. É assim que eles chegam a São Paulo, vindos da África, dos EUA e da Argentina, para a exposição "Dinos na Oca", que começa no dia 26 e traz centenas de fósseis de criaturas que viveram há dezenas de milhões de anos. Mas nem todos os ossos que um dia sustentaram lagartos gigantes fazem essas viagens.
Muitas das ossadas da mostra têm "sósias": são réplicas milimétricas das originais, feitas especialmente para viajar. O paleontólogo Luiz Eduardo Anelli, que escolheu e distribui as peças que vão ser mostradas, conta que os fósseis originais são muito pesados, pois eles passam por um processo chamado permineralização -ou seja, viram rocha.
"Em todos os grandes museus de história natural do mundo, os fósseis em exposição são réplicas, por segurança. Se há um incêndio, dá para deixar as réplicas queimarem e salvar os originais." Mas a exposição conta com alguns corajosos que vêem diretamente da Pré-História para o espaço da Oca, no parque Ibirapuera. Como o Herrerasaurus e o Eoraptor lunensis, que foram encontrados na Argentina e são alguns dos dinossauros mais antigos a habitar a Terra, há aproximadamente 228 milhões de anos, no período que se chama Triássico.
Mas por que os dinossauros fascinam tanto as pessoas? Talvez porque nenhum homem jamais tenha visto um, já que os seres humanos surgiram há cerca de cem mil anos, enquanto os dinossauros sumiram há 65 milhões de anos. Para o paleontólogo Anelli, estar diante de um dinossauro "nos causa uma sensação nova. Esses animais nos remetem há dezenas de milhões de anos, a um mundo com plantas diferentes, seres diferentes, até a Terra era diferente", conta. "Ver os fósseis desses animais é como olhar pela janela e ver um passado desconhecido."

DINOS NA OCA. Onde: Oca (parque Ibirapuera, s/ nº, São Paulo, SP). Quando: a partir do dia 26/1, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h. Quanto: R$ 20; grátis para crianças de até cinco anos (www.dinosnaoca.com.br)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.