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São Paulo, sábado, 21 de agosto de 2004

SEM TV

Programas passam de manhã, mas crianças vêem mais TV à noite

Infantis se desencontram do público

Jefferson Coppola/Folha Imagem
Os irmãos Raí, 11 (sentado), e Rafael, 10, que ficaram dois dias sem TV


DA REPORTAGEM LOCAL

As crianças de quatro a 11 anos são 11% da audiência geral da televisão brasileira, segundo dados do Ibope de julho deste ano. É um mês de férias, mas não deixa de mostrar que as crianças correspondem a uma parcela importante dos consumidores de programas de TV.
Além disso, a pesquisa mostra que o horário em que há mais crianças diante da televisão não é durante a enxurrada de desenhos da manhã, mas no período que vai das 18h às 22h, com força maior entre as 20h e 22h (33,9% do tempo que elas passam na frente da TV diariamente).
"É um público em formação, que vê muitos programas adultos, isso é real", comenta Sirlene Reis, diretora-executiva da associação Midiativa (Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes).
"A programação dirigida às crianças está concentrada na manhã. Então, a criança que estuda de manhã não tem opção na TV à tarde e vai escolher o que chamar mais atenção dentre uma programação que não é pensada para ela. À noite, é pior ainda", afirma Reis.
Para "chamar a atenção da publicidade para os programas de melhor qualidade", a Midiativa criou o prêmio MídiaQ. É a fase final de uma pesquisa feita com pais e filhos, que identificou os "dez mandamentos da programação de qualidade" a partir da seleção de programas e valores feita pelos pais, que, quando comparada aos preferidos dos filhos na TV, trouxe muitas coincidências. Os vencedores serão conhecidos em 20 de setembro. (ALEXANDRA MORAES)

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