UOL
São Paulo, sábado, 21 de agosto de 2004

MITOS E LENDAS

O dia 22 de agosto é dedicado a mitos e tradições populares

Amanhã é dia de folclore

DA REPORTAGEM LOCAL

"Folclore" é a aportuguesação do nome que o inglês William John Thoms (1803-1885) propôs, em 22 de agosto de 1846, para o conjunto de crenças, tradições, mitos e conhecimentos populares de uma região, juntando "folk" (povo, em inglês) e "lore" (saber). A sabedoria do povo passou a ser resumida por folclore, e no dia 22 de agosto ele é especialmente lembrado. No Brasil, o Dia do Folclore foi instituído em 1965.
Figuras míticas brasileiras, como o Saci-Pererê, a Mula-Sem-Cabeça, o Curupira, o Lobisomem e a Iara, vira-e-mexe ganham versões atualizadas. No livro "As Aventuras de Benjamin, o Muiraquitã" (ed. Companhia das Letrinhas, R$ 22, 128 págs.), o menino Benjamin vai em busca do pai na floresta Amazônica. Lá, é ajudado por um Curupira que não apenas usa tênis nos seus pés para trás como também gosta muito de X-calabresa.
Para quem mora em SP, o Dia do Folclore ganha comemorações como o espetáculo "Villa-Lobos Criança", de canções folclóricas com arranjos de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), e "O Saci de Todos os Cantos", evento que vai ter teatro, música e contadores de histórias. O Parque da Mônica e a Cia. dos Bichos também lembram o folclore em todo o mês de agosto.
(ALEXANDRA MORAES)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.