São Paulo, sábado, 23 de fevereiro de 2008

Ciência

Verão de outros mundos

MARA OLIVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A época mais quente do ano segue a todo o vapor não só no Brasil, mas em vários outros países do hemisfério Sul do nosso planeta. O que muita gente nem imagina, porém, é que há verão em outros pontos do Sistema Solar.
Estudar as estações do ano em outros planetas traz informações importantes para os cientistas. É preciso conhecer o clima de outros mundos na hora de enviar espaçonaves para lá, por exemplo.
"Na década de 1960, sondas enviadas pelos russos a Vênus foram destruídas após a entrada na atmosfera por conta da pressão atmosférica e das altas temperaturas do planeta, desconhecidas por eles", diz o astrônomo Fernando Roig.
Mas ele explica que o principal objetivo do estudo das estações e do clima de outros mundos é entender o que levou os outros planetas a serem o que são e até descobrir se o que rolou lá pode acontecer no futuro aqui.
A idéia é compreender, por exemplo, por que planetas como Terra e Vênus, que são tão parecidos em tamanho, massa e composição mineral, têm um clima diferente um do outro -em Vênus, a temperatura chega aos 400 graus Celsius.
E como é que dados como esse são descobertos? A maior quantidade de informação vem de sondas enviadas ao espaço. Mas, a partir de observações feitas aqui da Terra, por meio de telescópios ou por radar, elas também são obtidas.

Texto Anterior | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.