São Paulo, sábado, 24 de abril de 2010

HQgráfico




Vulcão é fogo!

Vulcão é fogo mesmo, mas não é só isso. Erupção vulcânica lança rocha derretida, chamada "magma" ou "lava", pedras e cinza fina como talco, que chega a grandes altitudes.
Por isso a erupção na semana passada de um vulcão de nome complicado - Eyjafjallajokull- na Islândia provocou bastante destruição e confusão em vários aeroportos do mundo.
O país fica numa ilha encostada ao Círculo Polar Ártico. Fumaça de vulcão pode passar facilmente dos 12 mil metros de altura, bem acima das nuvens e do voo de aviões. Pode prejudicar a visão dos pilotos e provocar problemas no motor, colocando a aeronave em perigo.
A Islândia está num local onde há placas tectônicas (grandes massas rochosas) que se afastam. Elas formaram um vão por onde o magma acumulado, em contato com as águas das geleiras derretidas, chega com força explosiva à superfície. Erupções vulcânicas e cutâneas (relativas à pele) são diferentes, mas costumam dar dores de cabeça a quem convive com elas. Por isso, Zé e Zá têm suas razões para se preocupar.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.