São Paulo, sábado, 24 de abril de 2010

CIÊNCIA

A Terra está esquentando mesmo?

Nem todos os cientistas acreditam nisso

CLAUDIO ANGELO
EDITOR DE CIÊNCIA

Embora a maioria dos cientistas ache que a Terra está esquentando e que o homem é o culpado, alguns pesquisadores dizem que não, ou que os efeitos do aquecimento global não serão graves. São os chamados "céticos" do clima.
Vários desses cientistas recebem dinheiro de indústrias poluidoras, o que lança dúvidas sobre o que eles dizem. Mas muitos são pesquisadores reconhecidos.
Eles acham exageradas as previsões de que os efeitos do aquecimento global serão catastróficos.
Uma dessas previsões já se mostrou errada: a de que as geleiras do Himalaia vão derreter daqui a 20 anos.
Outro medo dos cientistas era o de que o aquecimento global desligasse as correntes marinhas que levam calor do Equador para o hemisfério Norte. Isso deixaria a Europa muito mais fria, tão fria quanto na época dos mamutes. Mas os próprios cientistas foram lá, mediram a corrente e viram que está tudo bem.
Os céticos são considerados pelos cientistas que estudam o clima como os "chatos" que querem estragar a festa, nem sempre por bons motivos. Mas têm um papel importante: sem debate e dúvida, a ciência não avança. Seria ruim se todo mundo pensasse igual.
No ano passado, e-mails roubados de uma universidade inglesa mostraram que nem sempre os cientistas são tão legais assim: um dos e-mails dizia que eles se negavam a compartilhar dados com os céticos. O autor de outro dizia que queria bater em um dos negadores da mudança climática.
Os cientistas ingleses foram investigados por sua conduta, mas foram inocentados. A investigação dizia que eles eram "bagunceiros", mas não agiram com desonestidade.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.