UOL
São Paulo, sábado, 24 de junho de 2006

CULINÁRIA

Chefs da festa junina

Renato Stockler/Folha Imagem
Rodrigo Ramos, 4, Samantha Nunes, 6, e Renata Araújo, 6, preparam sanduíche de bandeirinha no restaurante O Velhão, em Mairiporã (SP)


GABRIELA ROMEU
DA REPORTAGEM LOCAL

Hoje é Dia de São João. Ou seja, é dia de acender a fogueira, preparar as bandeirinhas, montar a quadrilha e encher a mesa de guloseimas típicas da festa junina.
Que tal reunir seus amigos para preparar os comes e bebes do arraial? A Folhinha selecionou algumas receitas para deixar sua festa mais saborosa. Tem bolo, sanduíche, suco, doce e espetinho: é só botar a mão na massa -só não deixe de pedir ajuda a algum adulto na hora de ir para a cozinha.
Já reparou que geralmente os quitutes juninos têm milho e amendoim nas receitas? É porque a festa junina -também chamada de "joanina" por causa de são João- surgiu como uma comemoração do período das colheitas. O povo costumava acender a fogueira, dançar e cantar para agradecer à fartura. Foram os portugueses que trouxeram a festa junina para terras brasileiras.
Caso não dê tempo de preparar a festança hoje, anote na agenda: 29 é Dia de São Pedro, outro santo festeiro que, ao lado de santo Antônio, faz sucesso nas comemorações daqui.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.