São Paulo, sábado, 24 de outubro de 2009

PARA FLUTUAR NAS ALTURAS

De que é feito?
As partes de um balão são envelope (tecido que segura o ar quente e permite que ele suba), maçarico (é o "motor" do balão; queima o gás que serve de combustível e o faz subir), cesto (leva os passageiros) e tanques de gás. Alguns dos equipamentos usados no balão são altímetro e variômetro (medem altitude e dão a velocidade de subida e descida), GPS (por meio de satélites, informa a posição do balão) e rádio (usado na comunicação entre o piloto e a equipe de resgate).

Como preparar o voo?
Para começar um voo, é preciso estender o envelope do balão no chão e amarrá-lo ao cesto, que também está deitado no chão. Com um grande ventilador, chamado ventoinha, a equipe enche o envelope de ar. Quando tem ar suficiente lá, é ligado o maçarico para inflar o balão todo, agora com ar quente, até que ele comece a flutuar. Então, a tripulação embarca e parte para o voo.

Como é que voa?
Balões de ar quente voam por causa de um princípio científico simples: o ar quente sobe e ar frio desce. Isso acontece com a água também. Se alguém nadar para o fundo de uma piscina ou do mar, perceberá que quanto mais desce mais fria fica a água. Para fazer o balão subir e mantê-lo no alto, tem que continuar aquecendo o ar no envelope.

Para que lado vai?
O piloto aquece o ar para subir e deixa-o escapar para descer, mas não tem controle da direção do balão. Quem manda no destino do balão são os ventos. Para ter algum controle para onde vai, o piloto precisa subir ou descer de altitude para pegar as diferentes correntes de vento. Por isso, quando se está voando num balão, quase não se sente o vento; afinal, você está andando com ele.

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