UOL
São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 2005

SAÚDE

O mundo através das lentes

Óculos ajudam crianças com problemas de vista a estudar -e também a brincar

FLÁVIA MANTOVANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Lucas virava a cabeça para o lado e só via TV com o canto de um olho. Thiago trazia os brinquedos para bem perto do nariz. Pedro mexia os olhos de um lado para o outro. Jaqueline tinha de sentar sempre na primeira carteira da escola para copiar a lição da lousa.
Achou esquisito? Os pais e professores dessas crianças também. Elas foram levadas ao médico e descobriram que faziam essas coisas porque tinham problemas de vista. Isso quer dizer que elas não enxergavam bem. Para voltar a ver tudo direitinho, só havia uma solução: elas precisavam usar óculos.
Assim como Lucas, Jaqueline e Thiago, muita gente tem de usar óculos desde cedo. Os oftalmologistas, que são os médicos que cuidam dos nossos olhos, dizem que o número de crianças que usam óculos está aumentando e que elas estão usando óculos cada vez mais cedo.
Segundo a oftalmologista Célia Nakanami, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), isso acontece porque pais, professores e pediatras estão mais atentos e têm levado crianças menores para fazer exame de vista. Assim, fica fácil descobrir quando há algum problema.
²Desde bebês
Thiago Benites, 7, usa óculos desde que tinha 1 ano e 7 meses e já está mais do que acostumado com tudo isso. "Fico tão diferente sem óculos que nem parece que sou eu." Ele adora modelos coloridos: o dele é azul e vermelho. Thiago faz tudo de óculos: brinca, joga bola e até mergulha. "Uso uma correntinha para ele não cair quando afundo."
Pedro Coloma, 8, também usa óculos desde bebê: colocou aos seis meses de idade. Ele demorou a se acostumar. Os pais tinham de comprar óculos novos para ele a cada dois meses. Já foram 36 armações. Hoje, Pedro aceita melhor e diz que se acha mais bonito de óculos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.