UOL
São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 2005

Acessório traz mudanças para a vida

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para as crianças que vêem o mundo meio embaçado, óculos são ótimos companheiros. Só que esse acessório traz mudanças para a vida: tem de usar todo dia, aprender a limpá-lo e cuidar para não quebrá-lo.
Pedro, apesar de já ter se acostumado, acaba de quebrar, sem querer, mais uma armação. "Pulei de cara no sofá e partiu no meio."
Os óculos de Lucas Figueiredo, 7, também nem sempre resistem às brincadeiras. O último, do Pokémon, que ele adorava, acabou de quebrar. "Já tive quatro. Minha irmã se joga em cima de mim ou eu me sento sem ver, aí já era." Ele usa óculos desde os 3 anos. "Quando eu leio, tenho que estar de óculos, se não parece que as letras são japonesas", brinca.
A mãe de Luiz Guilherme Giacummo, 9, conhece a vida agitada do filho e comprou para ele óculos bem resistentes. Ele ainda usa o primeiro que ganhou, há dois anos. A armação azul virou marca registrada: se perde os óculos na escola, todo mundo sabe que são de Luiz.
A escola, aliás, é um lugar importante para descobrir problemas de vista. Com Jaqueline Araujo, 10, foi assim. A professora notou que ela não conseguia ler o que estava na lousa. Depois de fazer o exame, viu que precisava de óculos.
A oftalmologista Célia Nakanami diz que isso é muito comum. "Há criança que tira nota baixa na escola e, quando a gente vai ver, é porque não enxerga bem. Aí dá dor de cabeça, dor nos olhos. Quando põe óculos, ela melhora."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.