São Paulo, domingo, 2 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Preparação física vira prioridade da seleção

SÉRGIO KRASELIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro compromisso internacional da seleção brasileira feminina de vôlei acontece de 5 a 9 de janeiro. O time disputa na Alemanha o Torneio de Bremen, que, além das anfitriãs, terá as participações da forte seleção de Cuba, Rússia e Ucrânia.
Para o torneio, o técnico Bernardinho pôde mostrar durante a última semana do ano as linhas gerais que vão orientar seu método de trabalho à frente da seleção: ênfase na preparação física e consolidação do espírito de equipe.
O novo treinador viaja para Bremen com uma equipe jovem –a média de idade do time é de 20,5 anos e 1,84m. A "caçula" do time é a jogadora Fernanda Doval, 18, do L'Acqua di Fiori, de Minas Gerais. A mais velha é Ana Moser, 25, do Leite Moça, de Sorocaba.
Além de aumentar a estatura da equipe, Bernardinho pretende fazer algumas mudanças na armação tática. Para isso, já tem definido o time-base que joga em Bremen: Márcia Fu, Fernanda Venturini, Ana Flávia, Virna, Ana Moser e Hilma.
"Nenhuma bola é impossível", diz Bernardinho. "Assim, vou exigir um sistema de recepção eficiente e que os ataques de fundo de quadra sejam feitos com regularidade", afirma o treinador.
Para seu sistema funcionar, Bernardinho diz que precisa contar com a colaboração das jogadoras experientes. E faz um aviso: "Atletas como Ana Moser e Fernanda Venturini também devem se envolver na questão tática". Uma das idéias que Bernardinho pretende implantar para conseguir a colaboração das jogadoras na concepção de uma nova armação tática será submetê-las a um questionário. "Vamos elaborar uma lista de perguntas, tais como as opiniões do time sobre o que deve melhorar na equipe e por aí adiante", destaca o treinador.
Bernardinho ressalta que o time que joga na Alemanha ainda não é a seleção que vai disputar o Mundial da categoria, que acontece de 21 a 30 de outubro próximo no Brasil. A seleção para o campeonato será convocada apenas em março. Assim, jogadoras como Ida, que se recupera de uma contusão na perna, além de Cilene e Tina, poderão ser chamadas.
Além do torneio de Bremen, a seleção brasileira já tem outros compromissos agendados no exterior. Um deles será a disputa da BVC Cup, prevista para acontecer em abril em Montreux, Suíça. Em seguida, a seleção participa de dois torneios: em maio, na China, e em junho na República Tcheca. Depois, enfrenta no Brasil a seleção dos EUA em jogos amistosos programados para julho. (SK)

Texto Anterior: Ana Moser defende equipe de "atrizes"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.