São Paulo, domingo, 2 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Qual a função da moleira na criança?

Sandra Joana D'Arc Chaparin, 25, estudante, São Paulo
Maria Joaquina Marques-Dias, do Instituto da Criança "Professor Pedro de Alcântara" do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, responde:
"A expressão 'moleira' designa um espaço em forma de losango na junção entre os ossos da cabeça.
"Ao nascer, os ossos do crânio do bebê ainda se encontram separados, para que o cérebro cresça. À medida que o volume cerebral aumenta, os ossos vão se soldando, até que, com 12 a 18 meses, a moleira deixa de ser perceptível.
Normalmente não é necessário nenhum cuidado especial, mas desvios em relação ao fechamento podem expressar problemas nos ossos ou no sistema nervoso central. Por isso, medir o perímetro do crânio, assim como o peso e a altura, é rotina no exame pediátrico."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidos pedidos de aconselhamento médico ou psíquico.

Texto Anterior: Dawkins tem outras teorias polêmicas
Próximo Texto: O futuro ao Caos pertence
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.