São Paulo, domingo, 2 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fabricantes de brindes e fogos já preparam estoque

DA REPORTAGEM LOCAL

Os grandes fabricantes de brindes têm previsão de triplicar a produção para atender eleições e Copa do Mundo. As pequenas empresas devem crescer na mesma proporção, já que além de vender direto aos consumidores têm chances de vender seus produtos e serviços para as empresas de grande porte. Os contatos, no entanto, já devem começar a ser feitos.
Marina Nicocelli, 53, dona da Golden Fox, que fabrica chaveiros, canetas e réguas, entre outros produtos, já começa a preparar seu estoque de matérias-primas, apesar de o aumento da produção estar previsto apenas para abril. Carlos Eduardo Cerqueira, dono da Groucho Marx Confecções, que faz camisetas e estampas para políticos, prevê um salto de 100 mil peças/mês para 500 mil peças/mês. "Comecei a preparar estoques no final de dezembro, porque quando chegar em setembro não existem mais camisetas", diz.
A Fogos Caramuru, fabricante de fogos de artifício –que tem pico de vendas nas Festas Juninas, Copa do Mundo e Réveillon– está se preparando para dobrar a produção em 94. Isso abre espaço para que novas empresas invistam na revenda do produto. Mas é preciso começar a se preparar pelo menos em fevereiro, já que a previsão é de que as vendas comecem a se aquecer em março.
Clima de produção
Segundo Ricardo Jabur, 41, consultor do Sebrae SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), "para atender à damanda da Copa, a empresa já deve estar em clima de produção seis meses antes".
A divulgação dos produtos e serviços também não deve ser deixada para a última hora e deve ser programada com meses de antecedência. Paulo Roberto Whitaker Penteado, 46, diretor de criação da Partner Comunicação e Marketing, afirma que o Natal, o Dia das Mães e o Dia das Crianças são os mais procurados pelos anunciantes e consequentemente têm os preços mais caros nos veículos de comunicação.
Vale a pena procurar a ajuda de empresas e entidades que dão assessoria técnica e gerencial aos micro e pequenos empresários, como Sebrae, Senac, Disque-tecnologia e empresas juniores.

ONDE ENCONTRAR
Sebrae - tel. (011) 270-3988, Senac - tel. (011) 256-5522, Disque-tecnologia - tel. (011) 211-0801, Federação das Empresas Juniores - tel. (011) 818-5904.

Texto Anterior: Copa e eleições prometem agitar 94
Próximo Texto: Como montar uma emissora de rádio?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.