São Paulo, domingo, 2 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família faz molhos de tomate no campo

Fábrica foi instalada na fazenda

ROBERTA JOVCHELEVICH
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Com o know-how do patriarca italiano Vittorio Sicherle, 56, a família Sicherle fundou, há pouco mais de um ano, a Buon Gustaio –uma empresa que produz molhos a base de tomate.
São seis molhos: Clássico, que é o molho básico de tomates; Pomodoro e Basilico, com manjericão; Pomodoro e Olive, com pedaços de azeitona; Arrabbiata, com pimenta calabreza e pimentão, e Pizzaiola, com alcaparras. Há ainda o Pesto, feito com majericão, alho, azeite de oliva e queijo ralado.
A fábrica foi instalada na fazenda da família, em São Luís do Paraitinga (173 km a leste de São Paulo), com assessoria do Instituto de Tecnologia Alimentar de Campinas (Ital).
O filho caçula, Diego, 21, mora na fazenda e é responsável pela administração da fábrica e pela produção agrícola. O filho mais velho, Francesco, 24, cuida da distribuição do produto fora da Grande São Paulo. A esposa, Catarina, 52, e o cunhado, Luiz Marie François Tresca, 56, administram o escritório, em São Paulo.
A produção atual da empresa é de 4.000 potes de molho por mês. Mas a meta é multiplicar esse número. "A fábrica está usando apenas 30% de sua capacidade. Nós temos condições de chegar a 20 mil potes mensais", afirma Tresca.
A conservação dos molhos Buon Gustaio é feita através da embalagem a vácuo. "Como a carne exige o uso de conservantes, não fazemos o molho à bolonhesa", diz Francesco.
Aproveitando as plantações da fazenda, os Sicherle lançaram um kit de ervas aromáticas desidratadas (composto de alecrim, sálvia, manjericão, manjerona e orégano), uma linha de geléias nos sabores framboesa, tangerina, morango e laranja e de chás (boldo, camomila, melissa e menta).
Os produtos Buon Gustaio são encontrados em supermercados, padarias, rotisseries e no show-room da empresa, na Vila Olímpia (zona oeste). Os potes de molho custam, em média, CR$ 1.300. (RJ)

Texto Anterior: Como montar uma emissora de rádio?
Próximo Texto: Veja como ganhar dinheiro com peças antigas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.