São Paulo, domingo, 2 de janeiro de 1994 |
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Toyota Supra mostra raça de esportivo com 320 cv
GRACILIANO TONI
Para não fazer feio frente a seus pares, o Supra sai de fábrica com câmbio de seis marchas –com ótimos engates, curtos e "secos"– e controle de tração, para evitar desperdício de potência. O carro segue a tradicional disposição mecânica de motor dianteiro longitudinal com tração traseira. O motor, um 3.0 com seis cilindros em linha, tem dois turbos –o primeiro entra com força a partir de 4.000 rpm, e o segundo, de 5.500 rpm– e é muito elástico. Fora isso, alguns truquezinhos eletrônicos ajudam a melhorar o desempenho. O Trac, sistema de controle de tração do Supra, usa os mesmos sensores do ABS para corrigir eventual tendência ao patinamento de rodas. O Trac pode ser desligado –basta pressionar um botão–, mas mesmo assim ainda sobra o diferencial sensível ao torque para assegurar boa tração. Durante a avaliação feita por Veículos, o sistema mostrou total eficiência. O carro não "canta" pneus mesmo em acelerações fortes –e forte, no caso do Supra, não é exagero. Faz 0 a 100 km/h em 4,6 s, dado de fábrica. Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS, permitem frenagens à altura. O carro pára em distâncias curtas, totalmente equilibrado, a qualquer velocidade. Os largos pneus –235/45ZR17 na frente e 255/40ZR17 atrás– ajudam o carro a ter estabilidade. Suas suspensões, por triângulos paralelos, são perfeitas para curvas de qualquer tipo. Em chão irregular, fica desconfortável, com excesso de vibração e ruídos. ONDE ENCONTRAR Auto Mercatto - r. Estados Unidos, 1.494, tel. (011) 853-8266, São Paulo, SP. Texto Anterior: Ano de 94 traz novos carros 'populares' Próximo Texto: Corsa e Gol são as principais novidades Índice |
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