São Paulo, domingo, 2 de janeiro de 1994
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Toyota Supra mostra raça de esportivo com 320 cv

GRACILIANO TONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os 320 cv de potência do Toyota Supra Turbo são credenciais mais que suficientes para permitir seu ingresso no restrito clube dos superesportivos, frequentado por Ferrari –todas–, Porsche –a maioria– e Corvette.
Para não fazer feio frente a seus pares, o Supra sai de fábrica com câmbio de seis marchas –com ótimos engates, curtos e "secos"– e controle de tração, para evitar desperdício de potência.
O carro segue a tradicional disposição mecânica de motor dianteiro longitudinal com tração traseira. O motor, um 3.0 com seis cilindros em linha, tem dois turbos –o primeiro entra com força a partir de 4.000 rpm, e o segundo, de 5.500 rpm– e é muito elástico. Fora isso, alguns truquezinhos eletrônicos ajudam a melhorar o desempenho.
O Trac, sistema de controle de tração do Supra, usa os mesmos sensores do ABS para corrigir eventual tendência ao patinamento de rodas. O Trac pode ser desligado –basta pressionar um botão–, mas mesmo assim ainda sobra o diferencial sensível ao torque para assegurar boa tração.
Durante a avaliação feita por Veículos, o sistema mostrou total eficiência. O carro não "canta" pneus mesmo em acelerações fortes –e forte, no caso do Supra, não é exagero. Faz 0 a 100 km/h em 4,6 s, dado de fábrica.
Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS, permitem frenagens à altura. O carro pára em distâncias curtas, totalmente equilibrado, a qualquer velocidade. Os largos pneus –235/45ZR17 na frente e 255/40ZR17 atrás– ajudam o carro a ter estabilidade.
Suas suspensões, por triângulos paralelos, são perfeitas para curvas de qualquer tipo. Em chão irregular, fica desconfortável, com excesso de vibração e ruídos.

ONDE ENCONTRAR
Auto Mercatto - r. Estados Unidos, 1.494, tel. (011) 853-8266, São Paulo, SP.

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