São Paulo, terça-feira, 4 de janeiro de 1994
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Varèse foi o primeiro mestre

DA REPORTAGEM LOCAL

O que mais se poderia esperar de um garoto que, aos 14 anos, se identificou com a música do contemporâneo Edgard Varèse (1883-1965)? Sem nunca ter comprado um disco até aquele dia, Frank visitou uma lojinha na suburbana El Cajon (Califórnia) quando encontrou o LP com peças experimentais como "Ionizations" e "Octandre".
O balconista ainda tentou enrolar o garoto. Há tempos já tinha desistido de vender aquele disco, que usava para demonstrar aos clientes os recursos sonoros de seu aparelho hi-fi. Pediu US$ 6, mas Frank acabou levando-o pelos US$ 3,75 que tinha no bolso. Claro que a percussão pesada e as sirenes das composições de Varèse não agradaram seus pais, que o proibiram de tocar o disco quando estivessem em casa.
Aliás, o segundo disco comprado por ele não ficava atrás: "A Sagração da Primavera", de Stravinsky. Durante dois anos, foi com Varèse e Stravinsky que o garoto dividiu sua paixão pelo "doo-wop" (estilo vocal de rhythm n' blues). Uma combinação tão bizarra e original como as fusões de rock, blues, jazz e música contemporânea que Zappa veio a criar depois. (CC)

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