São Paulo, terça-feira, 4 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro revê vida e obra do bizarro Frank Zappa

CARLOS CALADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Orfãos desde o último dia 4 de dezembro, os zappamaníacos já podem se entreter enquanto aguardam a inevitável avalanche de edições especiais, documentários e biografias que o mercado cultural sempre comete após a morte de grandes personalidades. A trajetória do iconoclasta compositor e guitarrista norte-americano está sintetizada num livro recém-lançado na Inglaterra, em edição da Omnibus Press.
Sem qualquer preocupação teórica ou ensaística, "Zappa - A Visual Documentary" é uma cronologia ilustrada da obra do líder e fundador dos debochados Mothers of Invention. Além de muitos detalhes biográficos, o livro traz datas e locais de suas principais apresentações pelo mundo. Reúne também as fichas técnicas completas dos 57 álbuns de Zappa lançados nos EUA, incluindo títulos das faixas, datas das gravações e músicos participantes.
Porém, para os fãs, o melhor mesmo está nas declarações do próprio Zappa, em geral comentando suas composições e gravações, em textos e entrevistas de várias épocas. Pena que também não tenha sido incluída pelo menos uma pequena coleção de suas idéias extramusicais, quase sempre polêmicas e originais.
Uma delas, já antológica, é sua definição da imprensa especializada em rock: "sujeitos que não sabem escrever, entrevistando sujeitos que não sabem falar, para sujeitos que não sabem ler". Auto-gozação? Nem um pouco. Na verdade, Zappa sempre foi um estranho no ninho do rock, não só por um QI muito acima da média, mas principalmente por sua sofisticada bagagem sonora.
"A música sempre é um comentário sobre a sociedade", alfinetava ele durante uma entrevista, em 1968, época em que começou a sacanear soldados que via na platéia. "As atrocidades que fazemos no palco são bastante brandas se comparadas com aquelas conduzidas em nosso favor por nosso governo. Você não pode escrever um acorde horrível o suficiente para dizer o que você quer. As vezes você tem que apelar para uma girafa que espirra creme."

Título: Zappa - A Visual Documentary
Autor: Miles
Preço: 12,95 libras (cerca de Cr$ 7.200,00)
Importação: Freebook (r. da Consolação, 1.924, tel. 011/256-0577, região central de São Paulo) e Livraria do Rock (r. Augusta, 1.206, tel. 011/214-2415, região central)

Texto Anterior: Denzel Washington agora quer ser diretor
Próximo Texto: Varèse foi o primeiro mestre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.