São Paulo, terça-feira, 4 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Queda de avião na Rússia mata 121

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pelo menos 121 pessoas morreram na queda de um avião na cidade siberiana de Irkutsk. O avião caiu e se incendiou 12 minutos após ter decolado com destino a Moscou. Havia pelo menos 17 estrangeiros no vôo da companhia siberiana Baikal. Um trabalhador de uma fazenda próxima também morreu, segundo a agência oficial de notícias "Itar-Tass".
Foi o pior acidente aéreo na Rússia em quase dez anos. "O avião caiu em um campo gelado e se arrastou pela neve por 300 metros até bater em uma fazenda", disse o chefe da defesa civil de Irkutsk, Alexander Kamentski, após visitar o local. "Cerca de 50 cadáveres ficaram irreconhecíveis e os outros foram reduzidos a pedaços", afirmou.
"Os corpos ficaram espalhados num raio de 3 km. A área foi isolada pela polícia e tropas da Academia Militar", disse a porta-voz do Comitê para Emergências do governo russo. O órgão informou que o piloto do Tupolev 154 avisou à torre de comando que um dos três motores estava pegando fogo, minutos após a decolagem. Quando decidiu voltar, os outros dois motores falharam. O avião caiu a 15 km do aeroporto de Irkutsk.
Logo após a queda o avião se incendiou, sem que houvesse tempo para os serviços de emergência chegarem. Havia combustível a bordo sufuciente para fazer a viagem até Moscou –de 5.042 km, com duração de cinco horas, sem escalas.
Todos os 111 passageiros –entre eles sete crianças– e os nove tripulantes morreram. Entre os 17 turistas mortos no desastre havia dez alemães, quatro mongóis, um austríaco, um indiano e um japonês. A agência "Itar-Tass" informou que um trabalhador morreu e uma mulher sofreu queimaduras nas mãos e no rosto. Embora não tivesse certeza sobre mortes em terra, Alexander Kamentski disse que um trabalhador da fazenda estava desaparecido.
O presidente da Rússia, Boris Ieltsin, enviou um telegrama de condolências para as autoridades de Irkutsk. "Fiquei sabendo da tragédia com profunda dor. Uma fatal combinação de circunstâncias tirou a vida de pais, mães e crianças, de irmãos e irmãs", disse Ieltsin.

Texto Anterior: Justiça descarta investigar Clinton; Governo afegão anuncia vitória; China liberta dissidente democrata; Iraque executa ex-chefe militar; Filipinas combatem corrupção policial; Narcotráfico 'lavou' US$ 14 mi em Caracas
Próximo Texto: Fogo e água viram armas na guerra bósnia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.