São Paulo, quinta-feira, 6 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Norte-coreanos autorizam as inspeções em centro nuclear

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O governo da Coréia do Norte informou ao dos EUA que vai permitir a inspetores internacionais acesso a seus sete centros nucleares. O Departamento de Estado norte-americano classificou a informação de "excelente notícia", ao divulgá-la ontem em Washington.
Se a inspeção internacional na Coréia do Norte ocorrer, terá sido uma das primeiras vitórias importantes da administração Bill Clinton em política externa. O atual governo dos EUA tem investido há um ano, até agora sem sucesso, para obter essa autorização dos norte-coreanos.
A Agência Internacional de Energia Atômica, entidade que realizaria a inspeção, no entanto, disse não ter recebido nenhuma comunicação do governo da Coréia do Norte no sentido de levantar a proibição da entrada de seus agentes nos centros nucleares.
A mais recente proposta norte-coreana para a inspeção, que só permitiria o acesso dos inspetores a cinco dos sete centros nucleares, foi rejeitada pela AIEA em dezembro passado. A AIEA não aceita qualquer tipo de limitação ao trabalho dos inspetores. (CELS)

Texto Anterior: Líder da Geórgia se suicidou, diz mulher
Próximo Texto: Rússia adverte contra a expansão da Otan
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.