São Paulo, quinta-feira, 6 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia adverte contra a expansão da Otan

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente da Rússia, Boris Ieltsin, afirmou ontem que seu país se opõe à entrada das nações do Leste Europeu na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar ocidental liderada pelos EUA). Essa foi a primeira reação da Rússia ao pedido de entrada na organização feito anteontem pela Lituânia.
Uma eventual adesão dos países do Leste Europeu à Otan "provocaria uma reação negativa da opinião pública russa" e nos "círculos militares e civis", afirma nota divulgada pela Presidência da Rússia. A adesão poderá gerar uma "desetabilização político-militar em uma região chave para o destino do mundo".
O ingresso dos países do Leste Europeu na Otan será o principal tema da reunião de cúpula da aliança militar no início da semana que vem em Bruxelas.
O governo americano, temeroso da reação dos nacionalistas russos, é contrário à entrada dos países do Leste Europeu na Otan e defende a criação de um status de associação para os países da região.

Texto Anterior: Norte-coreanos autorizam as inspeções em centro nuclear
Próximo Texto: Austrália tem piores incêndios em 15 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.