São Paulo, sábado, 8 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC promete doação de área ao Santos até abril

Ex-jogador Pelé intercede e participa da reunião

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Santos vai receber até abril o terreno da União em que quer criar seu centro de treinamento –se a doação não for ilegal. Essa foi a promessa do ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, a Miguel Kodja Neto, candidato único a presidente do clube na eleição de ontem à noite.
O acordo foi anunciado pelo prefeito de Santos, David Capistrano, que participou da reunião, numa sala do Aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo). "O terreno deve ser cedido à prefeitura e depois repassado ao Santos", disse Capistrano. Pelé, o pivô do encontro, não deu entrevista.
O batalhão que ajudou Kodja a conseguir o terreno reuniu pessoas de vários partidos e torcidas. Além de Pelé, cabo eleitoral do candidato derrotado a prefeito Vicente Cascione (PDS) e futuro diretor do Santos, estavam Capistrano (PT e Santos), Mária Lúcia Brant, presidente da Câmara dos Vereadores (PT e Corinthians) e o senador Mário Covas (PSDB e Santos), entre outros.
O terreno, de 40 mil m2, fica próximo à via Anchieta, no bairro de Jabaquara. Ele passou à União quando a Companhia Docas de Santos foi extinta e hoje é gerenciado pela Codesp, que administra o porto. Em 93, o Santos conseguiu a cessão por dez anos e em julho construiu três campos de treino e vestiários.
"O Santos precisa do terreno para fazer seu centro de treinamento", disse Kodja. "A outra prioridade do clube será a ampliação da Vila Belmiro para 30 mil pessoas. O prefeito já nos prometeu a mão-de-obra e o cimento", acrescentou o dirigente, coincidentemente vestido com uma calça cinza-cimento, amassada, e um blazer azul-marinho, com um telefone celular no bolso e um alfinete de lapela com o distintivo do Santos. O prefeito tinha um alfinete igual e ainda fez questão de mostrar seu relógio com o escudo do Santos. "Dei um ao ministro." (MD)

Texto Anterior: Leia a parte final da senteça
Próximo Texto: PF abre inquérito para apurar se houve manipulação em jogos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.