São Paulo, sábado, 8 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Concessionária dá nota fiscal com valor menor

ALINE SORDILI
DA REDAÇÃO

No último dia 30 de novembro, o empresário Gilberto Bio Cabecinho comprou um Monza GLS, para sua empresa, por CR$ 5.314.451,00 na concessionária Convel Jardins (SP). O carro foi entregue sem nota fiscal. Depois de insistir para que a nota fosse entregue, Gilberto Cabecinho recebeu, no dia 8 de dezembro, uma cópia da nota por meio de facsímile. Só que o valor que constava na nota era menor: CR$ 4.251.635,21.
"No dia 3 de dezembro, o carro foi retirado sem nota fiscal de venda", diz Cabecinho. Segundo ele, a concessionária alegou que a via do comprador ficava retida no Detran durante o processo de licenciamento. "Eles me enviaram uma cópia da nota por fax e com o valor menor." Para Gilberto Cabecinho, a Convel fez isso para pagar menos imposto.
A concessionária disse ao empresário que o valor da nota era menor porque o carro foi financiado. Mas ele diz que até hoje não recebeu o original do contrato de financiamento.
No dia 9 de dezembro, o empresário diz ter entrado em contato com a concessionária. "Eles não souberam me informar com clareza por que houve esse subfaturamento. Pediram para que eu entrasse em contato com o Banco General Motors", afirma.
No banco da GM, ele foi informado de que "era normal o fornecimento da nota fiscal com o valor menor. Disseram que este era o procedimento usual da concessionária", afirma Gilberto Cabecinho. "Me disseram que a nota fiscal é menor porque eu não comprei o carro à vista."
"A promoção dizia que deveriam ser pagos 30% do carro no ato da compra e o restante em duas vezes iguais, sem juros ou correção monetária. Não existe razão para justificar uma nota fiscal deflacionada", argumenta.
Segundo ele, a concessionária está desvalorizando seu patrimônio. "Se o valor da nota está realmente correto, por que, então, eu devo pagar a mais?"

Cartas com reclamações de empresas e sugestões devem ser enviadas à redação da Folha, caderno Consumo

Texto Anterior: Supermercados engrossam as vendas
Próximo Texto: Procedimento é usual, diz empresa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.