São Paulo, sábado, 8 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sting lidera indicações para o Grammy de 94; AS PRINCIPAIS INDICAÇÕES

FERNANDA GODOY
DE NOVA YORK

Sting lidera indicações para o Grammy de 94
O cantor inglês Sting é a grande estrela da próxima edição do Grammy, concorrendo em seis categorias ao "Oscar da música". Na lista de indicações anunciada em Nova York, o músico aparece como candidato, entre outros, aos prêmios de melhor cantor pop, música "If I Ever Lose My Faith in You", single (idem) e disco ("Ten Summoners Tales"). Outro veterano, Billy Joel, vem em seguida, com quatro indicações, ao lado do R.E.M. e de Whitney Houston.
Ao todo, este ano, foram divulgadas mais de 400 indicações para 81 categorias, das quais quase nada escapa, já que serão premiados desde álbuns clássicos, jazz instrumental, ópera, música latina, cantores country, produtores, world music e outros.
O prêmio para o melhor disco do ano irá para um dos quatro - Sting, Billy Joel ("River of Dreams"), Whitney Houston (trilha sonora de "Bodyguard"), R.E.M. ("Automatic for the People") - ou para Donald Fagen ("Kamakiriad")
Os estranhos critérios da Academia Nacional de Artes e Ciências da Gravação continuam a considerar o rótulo "alternativo" a grupos como U2. Os irlandeses e seu "Zooropa" concorrem a melhor disco alternativo do ano com o Nirvana ("In Utero"), R.E.M. ('Automatic for the People"), Smashing Pumpkins ("Siamese Dream") e Belly ("Star").
Um, dos seguintes cinco candidatos será eleito o melhor nome do ano em hard rock: AC/DC, Living Colour, , Robert Plant, Smashing Pumpkins, Stone Temple Pilots. Na categoria metal, os finalistas são Iron Maiden, Megadeth, Ozzy Osbourne, Suicidal Tendencies e White Zombie.
Os troféus Grammy serão entregues dia 1º de março em cerimônia para lá de festiva no Radio City Music Hall, em Nova York. Na categoria "revelação do ano", farão sua estréia Blind Melon (que também concorre para melhor grupo de rock), Toni Braxton, Belly, Digable Planets e SWV (Sisters with Voices). Outra categoria que abre espaço para novos talentos é a de rap. Este ano concorrem Digable Planets, Dr. Dre e Snoopy Doggy Dog, Naught by Nature, Cypress Hill e Arrested Development.
Em contraste, a Academia tirou do fundo do baú bandas como o Earth, Wind & Fire, que disputa o prêmio de rhythm-and-blues com Sade, En Vogue, Boyz 2 Men e Tony Toni Tone.
Os prêmios são decididos em votação pelos 7.000 membros da Academia, em sua maioria cantores, músicos e profissionais da indústria fonográfica. Concorrem discos lançados entre 1º de outubro de 92 e 30 de setembro de 93.

AS PRINCIPAIS INDICAÇÕES
Melhor Disco
"O Guarda Costas (Whitney Houston)
"Kamakiriad" (Donald Fagen)
"Ten Summoner's Tale" (Sting)
"Automatic for the People" (REM)
"River of Dreams" (Billy Joel)
Melhor canção
"If I Ever Lose my Faith in You" ( Sting)
"The River of Dreams" (Billy Joel)
"Harvest Moon" (Neil Young)
"Id Do Anything for Love" (Meat Loaf)
"A Whole New World" (tema de "Alladin", de Alan Menken e Tim Rice)
Melhor single
"A Whole New World" (tema de "Alladin")
"If I Ever Lose my Faith in You" (Sting)
"The River of Dreams" (Billy Joel)
"I Will Always Love You" (Whitney Houston)
"Harvest Moon" (Neil Young)
Revelação do ano
Digable Planets
Belly
Toni Braxton
Blind Melon
SWZ

Texto Anterior: Versão animada de Batman chega ao Brasil
Próximo Texto: Denilma anda com três oitão na Chanel!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.