São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

25% das mulheres se arrependem da 1ª vez

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

25% das mulheres se arrependem da 1.ª vez
82% se iniciam com namorados em motel ou em casa; 12% das entrevistadas perderam a virgindade com o marido
Vinte e cinco em cada cem paulistanas de classe média se arrependeram de sua primeira relação sexual –7% se arrependeram muito, 18% se arrependeram um pouco e 75% não se arrependeram nada.
Segundo a educadora e psicanalista Osny Telles Marcondes Machado, 52, esse dado mostra que a primeira vez das meninas ainda ocorre muito por influência das amigas. "Uma vai na onda da outra, por curiosidade, para saber como é", diz.
O primeiro parceiro de 82% das mulheres foi o namorado, o que, se por um lado é considerado positivo, por outro pode revelar uma ilusão. "As meninas acham que estão seguras porquê estão transando com os namorados", diz Osny.
Autora de "Começo de Conversa" (editora Saraiva), um manual de educação sexual, a educadora também não se surpreende com o dado que revela a iniciação sexual masculina com prostitutas –dos entrevistados que hoje têm entre 16 e 17 anos, 7% começaram a vida sexual assim.
"É deplorável, mas ainda ouço muitos relatos de pais que levam os filhos para ter iniciação com prostitutas, como antigamente. Isso mostra a ansiedade dos pais em afirmar a própria masculinidade, dizendo que o filho não é bicha", diz Osny.
O uso de anticoncepcionais na primeira relação é baixíssimo, segundo os relatos dos entrevistados –67% não usaram. A situação melhora um pouco entre os adolescentes de 16 e 17 anos –42% não usaram. "As campanhas não estão atingindo os jovens", diz Osny. Veja outros dados relativos à iniciação sexual dos paulistanos:
* 12% das mulheres entrevistadas tiveram a primeira relação com o marido; 6% se iniciaram com um amigo.
* 42% dos homens entrevistados tiveram a primeira relação com a namorada; 27% com uma amiga; 23% com uma prostituta; 4% com uma empregada doméstica.
* 51% dos entrevistados classificam a primeira vez como ótima ou boa. As mulheres avaliam a relação de forma mais positiva (56%) do que os homens (51%).
* O motel foi o principal (28%) cenário da iniciação sexual dos paulistanos, seguido de perto pela própria casa (27%) e pela casa do parceiro (27%); 6% estrearam dentro de um carro. (MSy)

Texto Anterior: Pesquisa ouviu 773 pessoas em São Paulo
Próximo Texto: "Cacau" rejeita idéia de príncipe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.