São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comece o ano controlando seu orçamento

VERA BUENO DE AZEVEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Controlar seu orçamento não é tarefa fácil, com uma inflação da ordem de 40% ao mês e os salários aumentando bem menos. Mas saiba que, se você organizar-se e fizer seu dinheiro render, a tarefa fica mais fácil.
Um bom estímulo para enfrentar o trabalho que este planejamento exige é estabelecer um objetivo a ser atingido. Ele pode ser de grande porte, como a compra da casa própria, ou bem mais modesto, como o simples equilíbrio das suas receitas e despesas no final do mês.
Para visualizar melhor onde está indo parar o seu dinheiro e o que pode ser cortado, faça uma lista com todas as despesas diárias, distribuídas em itens como alimentação, moradia, lazer etc. Depois, feche o balanço mensal.
Ir às compras também requer organização. Segundo Mariangela Sarrubbo, assistente de direção do Procon-SP, o primeiro passo é fazer uma lista com os produtos que você realmente precisa e não sair dela. Desta forma, você evita a chamada compra por impulso.
Pesquisar preços é fundamental. Se você não tem tempo para ir a vários estabelecimentos, fique atento aos anúncios publicados na imprensa, por exemplo. Eles podem lhe dar uma idéia do preço médio dos produtos. O Procon também oferece, gratuitamente, uma pesquisa diária com os valores da cesta básica e outras, esporádicas, com produtos diversos.
Outra forma de economizar é reunir amigos e parentes e fazer compras no atacado, como no Ceasa. É um processo trabalhoso, mas a economia compensa e as tarefas podem ser divididas entre os integrantes do grupo.
Ao adquirir frutas, legumes e hortaliças, opte sempre pelos que forem da época. Além de mais nutritivos (porque são frescos), costumam ser mais baratos, pois na safra a oferta é maior.
Negociar preço e forma de pagamento é fundamental para o consumidor que quer economizar. Principalmente quando tratar-se de serviços de terceiros, como encanadores, eletricistas etc.
Finalmente, diminuir seu consumo de água, luz, gás e telefone é outra economia importante. As concessionárias destes serviços possuem folhetos que explicam como isto é possível, mudando alguns de seus hábitos.

Texto Anterior: Problema está nos prazos
Próximo Texto: Estocar produto é boa opção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.