São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994 |
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Produtos serão 'iguais'; diferencial será o atendimento ao consumidor
JOSÉ VICENTE BERNARDO
Esse é o cenário desenhado por Jean Paul Jacob, 56, doutor em informática e gerente de pesquisas na IBM na Califórnia (costa oeste dos EUA). Jacob se dedica a projetar cenários para o futuro –e as consequentes estratégias para "enfrentá-los". Segundo as projeções de Jacob, as atividades ligadas à prestação de serviços vão prosperar mais que outros setores da economia porque a competitividade internacional tende a nivelar qualidade e custos. O diferencial passa a ser as formas de acesso que o consumidor terá aos produtos ou serviços oferecidos. A expansão dessas formas de acesso vai ampliar as oportunidades para profissionais com conhecimentos em informática, capazes de trabalhar em equipe e que sejam comunicativos e criativos (veja quadro ao lado). Para o consultor Luiz Carlos Cabrera, da PMC, as empresas vão buscar a máxima popularização de seus produtos, com margens de lucro menores, giro mais rápido e público maior. Disso deve resultar a necessidade de estratégias e profissionais voltados ao atendimento e prospecção de novos clientes. "Vai se dar bem quem souber interpretar as necessidades dos consumidores de classes mais baixas." (JVB) Texto Anterior: Série ouve empresas Próximo Texto: Educação e saúde atrairão executivos Índice |
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