São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Carro de Barnard será apresentado dia 20

FLAVIO GOMES
DA REPORTAGEM LOCAL

O carro que a Ferrari apresenta no próximo dia 20 em Maranello é resultado de uma gestação de quase um ano e meio na cabeça de John Barnard, recontratado pela Ferrari no final de 92 para tirar a equipe do buraco. Como em sua primeira passagem pelo time, Barnard preferiu trabalhar na Inglaterra, longe do burburinho.
O projeto teve várias mudanças de percurso. Antes da decretação do fim da eletrônica –da qual sempre foi um adepto entusiasta–, o inglês desenhou uma suspensão revolucionária que dispensava os "braços" que ligam as rodas ao monocoque. Ela tinha apenas uma haste fazendo essa ligação e os sistemas eletrônicos eram embutidos dentro das rodas –reduzindo a resistência ao ar na parte frontal do carro.
O projeto tomou novos rumos com a abolição das suspensões ativas. Barnard refez o sistema e nesse ponto não haverá grandes novidades. Como o projeto é guardado a sete chaves, pouca coisa vazou dos computadores do "mago". Sabe-se, apenas, que o bico do carro terá um perfil semelhante ao criado pelo próprio Barnard na Benetton –alto, quase paralelo ao chão.
Quando começou a esboçar a nova Ferrari, Barnard pediu à fábrica que se esforçasse para encostar os motores de 12 cilindros. Ele queria um motor menor, mais baixo e estreito, idealmente V10, para ocupar menos espaço atrás do piloto. Pregou no deserto. A idéia de um novo propulsor ficou para 95 ou 96.
A única certeza é que o novo modelo não terá nada a ver com o carro que terminou a temporada passada. Depois que Barnard deixou a equipe pela primeira vez, passaram pelas pranchetas ferraristas Enrique Scalabroni, Henri Durand e Jean-Claude Migeot. Nenhum acertou a mão. Migeot, em 92, inventou um fundo duplo que era lindo, mas não funcionava. Barnard deu alguns retoques na máquina para que a equipe pudesse correr em 93 sem dar muito vexame. O carro novo, porém, tem que andar e muito. O estoque de desculpas da Ferrari já se esgotou. (FG)

Texto Anterior: Equipe está há 50 provas sem ganhar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.