São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Arquitetura tropical' muda telhado e piso

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A tendência na construção de casas de praia no Brasil é de cada vez mais adequar os projetos arquitetônicos às condições climáticas do país. Enquanto em alguns países o verão é quente e seco, no Brasil é quente e úmido e, por isso, os projetos devem favorecer a ventilação e evitar a umidade.
Uma das formas de evitar o mofo e as manchas de bolor nas paredes, comum em casas de litoral, é construir o imóvel sobre pilares de madeira ou concreto. Para o arquiteto Roberto Vinograd, 48, isso já se tornou um estilo. Faz parte do que ele batizou de "arquitetura tropical".
Vinograd, que assina o projeto da casa onde o ex-beatle Paul McCartney se hospedou no Guarujá, agregou ao conceito outras especificidades. Descobriu, por exemplo, que apenas um tipo de telha não permitia a instalação de um fungo encontrado na costa brasileira, que dá ao telhado uma coloração cinza escuro ou preta: a telha de barro esmaltada.
No telhado, deve-se evitar o uso de cimento-amianto. Segundo a arquiteta e professora de conforto ambiental Ana Maria Gonzalez Garcia, 39, esse tipo de telha dificulta a ventilação do ambiente. A tradicional telha de barro é uma das mais indicadas para o litoral. Há ainda o sapé, vegetal cada vez mais usada, mas que requer uma troca a cada três ou quatro anos.
Para melhorar a ventilação, podem ser criadas janelas nos telhados ou pequenos vãos –com telas para evitar a entrada de insetos. Os vãos permitem a saída do ar quente, que fica na parte superior do ambiente. Vidros e janelas dão transparência à casa e facilitam a entrada do ar. Mesmo com os ventos do litoral, é suficiente o vidro de seis milímetros, não temperado. "É uma solução econômica e segura", diz Vinograd.
No piso, carpetes estão vetados. Deve-se usar pedras (pedra goiás e ardósias), madeiras não-brilhantes (que riscam facilmente) e cerâmicas não-esmaltadas. Outra solução, utilizada pelos decoradores Oscar Mikail e Fernando Rodrigues Alves na casa de praia do apresentador de TV Gugu Liberato, é o piso com pó de mármore e cimento queimado branco. "Uma casa de praia tem que ser prática, ao mesmo tempo que confortável", diz Mikail.

Texto Anterior: Dicas para quem vai construir na praia
Próximo Texto: Decoração requer leveza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.