São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Telefones batem poupança e dólar em 93

DA REDAÇÃO

Quem comprou telefones em 93 acabou o ano com uma boa surpresa. A valorização média das linhas (2.781,2%) em São Paulo superou o rendimento da poupança, do dólar paralelo, do fundão e do ouro e deixou para trás a inflação do período, de 2.567,2% –segundo o IGP-M (Indice Geral de Preços de Mercado) da FGV.
Linhas como Palmeiras (que inclui os bairros de Higienópolis, Santa Cecília e Barra Funda), Vila Nova Cachoeirinha (Brasilândia e Jardim Peri) e Dutra (Vila Maria e Parque Novo Mundo) subiram mais que qualquer dessas aplicações (veja quadro ao lado) e se mostraram um ótimo investimento, segundo pesquisa do Datafolha.
Para 94, as perspectivas são de que o mercado continue aquecido, já que a Telesp não tem planos de instalar novos telefones. Bairros com grande quantidade de prédios em fase final de acabamento são considerados os melhores para investir, por praticamente todos os empresários do setor. É o caso do Morumbi, Cambo Belo, Campo Limpo e Santo Amaro.
Edmon Rubies, 62, da Bolsa de Telefones, diz que se fosse comprar um telefone para investir optaria pelas linhas tradicionalmente mais negociadas, como Campo Belo, Perdizes, Palmeiras, Vila Maria, Jardins, Pinheiros, Santo Amaro e Jabaquara. "Têm boa valorização e são fáceis de negociar", diz.
Outra opção, para investidores mais pacientes é comprar uma linha barata e pedir transferência para a Telesp para um bairro caro e pouco servido, como São Matheus e Parelheiros. "A instalação pode demorar dois anos, mas o ganho é astronômico", diz Rubies.
Erivaldo Bastos, 42, da Fone Fácil, acredita que a recuperação da economia deva puxar a valorização. "Hoje, já existe falta de telefones no mercado. Com um pequeno aquecimento, os preços subirão rapidamente", diz. Ele cita ainda o crescimento do uso do telemarketing (vendas através de telefone), do número de fac-símiles e de computadores (que se comunicam através de modem) como um grande aliado para a valorização. "Para todas essas atividades é preciso ter disponível uma linha telefônica", diz.

Semanalmente o Datafolha calcula a variação dos preços de linhas telefônicas, baseado em pesquisa realizada junto a 70 lojas. Para obter a variação do ano, o Datafolha calculou o índice acumulado para cada mês e acumulou os índices mensais.

Texto Anterior: Empresa aposta em tortas congeladas
Próximo Texto: Aluguel é opção para elevar rendimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.