São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caminho da decadência

EDUARDO SIMANTOB

Caminho da decadência
sábado 22h30
"Coronel Redl", do húngaro István Szabó ("Mephisto"), é daquelas obras realizadas com a delicadeza de um joalheiro. Com um tratamento visual impecável, o filme conta a história da ascensão de Redl (Brandauer) no exército austro-húngaro, no período anterior à Primeira Guerra Mundial. Escondendo sua origem pobre de uma família judia, jogando com sua homossexualidade e seus amigos, Redl vai percorrendo o inferno de sua própria decadência só para descobrir que nunca deixará de ser um intruso nas altas rodas. A trajetória de Redl por trás da máscara a que ele mesmo se impõe acaba por expôr um vertiginoso processo de traição de si mesmo.
Coronel Redl (Oberst Redl) Hungria/Austria/Alemanha, 1984, 149 min. Direção: István Szabó. Com Klaus Maria Brandauer, Hans-Christian Blech. Na Bandeirantes.

Texto Anterior: Pós-guerra cru e seco
Próximo Texto: Jô é melhor programa 'adulto'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.