São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pós-guerra cru e seco

EDUARDO SIMANTOB

quarta 1h
Com um roteiro baseado numa peça do dramaturgo Maxwell Anderson, o filme "Paixões em Fúria" é certamente uma das melhores opções na TV essa semana. O diretor John Huston reformou o texto orginal, retirando os filosofismos da peça sem perder a tônica principal. A desilusão do pós-guerra num país em plena transformação persiste em todos os momentos da narrativa, que conta a visita de um veterano (Bogart) a uma ilha na Flórida, tomada por gângsters, onde moram o pai e a viúva de um companheiro morto. Centrado em praticamente um cenário filmado em longos planos, a ação transcorre numa tensão constante, ao ritmo da câmera ágil do fótografo Karl Freund.
(Eduardo Simantov)
Paixões em Fúria (key Largo) EUA, 1948, 101 min. Direção: John Huston. Com Humphrey Bogart, Lauren Bacall, Edward G. Robinson. Na Globo.

Texto Anterior: Marzo transforma coveiro de 'Fera' em peça-chave; Ator largou carreira de galã no auge
Próximo Texto: Caminho da decadência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.