São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja o melhor de cada modelo nacional

DA REPORTAGEM LOCAL

Omega, Vectra e Tempra se destacam entre os carros nacionais testados por Veículos. Juntos, foram os melhores em 16 dos 21 itens avaliados. Em alguns casos, houve empate. Os carros da linha Omega –o sedã e a perua Suprema– têm boa vantagem nas características ligadas a conforto (veja quadro ao lado).
O Omega CD vem com mais equipamentos de série que qualquer outro nacional. A família toda tem mais espaço, melhor acabamento e menor nível de ruído. Só perde para o Tempra em acesso –as portas do carro da Fiat têm maior ângulo de abertura, são mais altas e têm maior vão para as pernas– e nos bancos.
Tempra e Uno, ambos da Fiat, dividem a liderança nos fatores ligados às sensações do motorista enquanto dirige. Isso se deve à priorização da ergonomia –adaptação do carro a quem vai usá-lo– e à concepção italiana do que deve ser um carro –não tão confortável nem muito luxuoso, mas gostoso de guiar.
Logus e Tempra vencem na análise do design geral. O recém-chegado Pointer ganha no desenho de faróis e lanternas.
Graças a seu coeficiente de arrasto de 0,29 –o menor entre os carros nacionais–, o Vectra ganha em aerodinâmica. Ele também vence os outros em segurança passiva –capacidade de preservar seus ocupantes em caso de colisão. É o único com barras laterais para proteção contra impactos.
A escolha do melhor câmbio foi uma das menos sujeitas a discussões. A caixa das famílias BX –Gol, Voyage, Saveiro e Parati– e Santana não dá a menor chance às de seus concorrentes. Além de ótimos engates, precisos e leves, com curso reduzido da alavanca, o câmbio dos VW com motor longitudinal parece ter melhor projeto, com "buracos" menos perceptíveis entre as marchas.
Considerando apenas o total de itens em que cada carro vence, Omega e Tempra são os melhores nacionais, com seis vitórias cada. O Vectra fica em terceiro, com 4. Entre as fábricas, a liderança é da Chevrolet, com 11 vitórias, seguida pela Fiat, com oito, e pela VW, com três. A Ford ganha em apenas um item.

Texto Anterior: Modelo lidera em São Paulo
Próximo Texto: Testes são base para escolha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.