São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segurança deve ser prioridade

EDUARDO VIOTTI
DA REDAÇÃO

Segurança deveria ser a maior preocupação ao enfrentar uma viagem. Afinal, o Brasil é recordista mundial de acidentes fatais.
Depois de certificar-se de que o carro está em boas condições, lembre-se de que a maior causa de acidentes é a falha humana. Além dos óbvios conselhos como não usar bebidas alcoólicas ou drogas antes de guiar, tenha cuidado com o sono, especialmente à noite.
Dirija também defensivamente. Uma idéia é pensar que o motorista do carro ao lado (de trás, da frente e em sentido contrário) pode ser um paranóico disposto a matar. O carro parece ter o dom de virar médicos em monstros.
Além de obrigatório por lei, o uso de cinto de segurança é fator básico de proteção e deve ser estendido aos passageiros do banco traseiro. Não acredite nas estranhas teorias para não usá-lo, como cair dentro d'água, ser estrangulado etc. Com o cinto, em qualquer hipótese, aumentam as chances de permanecer consciente e inteiro, para sair nadando, por exemplo, após o acidente.
O piso torna-se muito mais escorregadio nos primeiros momentos da chuva (comum no verão), quando o solo ainda não foi lavado pela água. Leve sempre pano limpo (papel poroso ou absorventes higiênicos funcionam) para limpar vidros embaçados.

Texto Anterior: Veja como entreter crianças
Próximo Texto: Civic EX automático tem bom desempenho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.