São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994
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Civic EX automático tem bom desempenho

GRACILIANO TONI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Honda Civic EX, importado mais vendido em São Paulo em 93 –tirando o Tipo, trazido em grandes lotes pela Fiat–, enfrenta carros nacionais maiores, de categoria superior, em pé de igualdade. O modelo avaliado por Veículos, automático, mostrou bom desempenho, comparável ao do Monza ou do Santana com motor 2.0.
Ele também bebe como gente grande. Fez, em média, 8,1 km/l de gasolina, consumo acima do esperado para carros de seu porte. O Civic privilegia acelerações e retomadas, às custas de maior queima de combustível.
Com 125 cv a 6.600 rpm, o motor 1.6 do Civic é mais potente que os de seus concorrentes nacionais. Também a caixa de câmbio, que possibilita mudanças rápidas –pouco sentidas pelos ocupantes do carro– e sem hesitações, ajuda o carro.
Além de acelerar bem, retoma velocidade rapidamente, aumentando a segurança em ultrapassagens. Sobe mais de giro que motores de porte equivalente usados em carros brasileiros.
Os quase milagres conseguidos pelos técnicos da Honda no motor do Civic não se repetem no desenho interno do carro. Por dentro, é possível perceber que ele pertence à faixa dos carros compactos, e não à dos médios, com os quais compete em preço.
Além de ter pouco espaço para as pernas dos ocupantes do banco de trás, o carro não tem bom acesso. O mais prejudicado é o motorista, obrigado a fazer certa ginástica para se encaixar no banco, deslizando as pernas por baixo do volante.
Ruídos
Dirigindo, quase todas as deficiências do Civic desaparecem. Estável, silencioso e macio em boas estradas, o carro se mostra confortável. Enfrentando piso ruim, a coisa muda. As suspensões do Civic, de curso curto, transmitem muito as irregularidades mais fortes à cabine. Em paralelepípedos, por exemplo, além de incômodos ruídos nas suspensões, há barulhos no painel e nas forrações das portas.

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